Nome da Atividade
Fundamentos para a docência de Representação Gráfica e Digital para arquitetura
CÓDIGO
14120105
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2
Ementa
Estudo teórico e prático sobre o processo de ensino/aprendizagem de representação gráfica e digital. A partir de autores advindos da didática (Yves Chevallard), da psicologia (Jean Piaget), da comunicação (Vilém Flusser), da representação gráfica (Ching), de estudos sobre métodos digitais de projeto (Rivka Oxmann), da percepção (Evgen Bavcar), objetiva-se a instrumentalização para a investigação sobre o processo formativo de desenho dirigido para a ação projetual de arquitetura.
Objetivos
Objetivo Geral:
GeralConhecer e reconhecer teorias que auxiliem nas reflexões e proposições sobre o processo de ensino/aprendizagem em representação gráfica e digital para a ação projetual de arquitetura.
Específicos
Refletir sobre a formação docente para a área de representação gráfica e digital;
Estabelecer relações pertinentes entre as teorias abordadas e as questões que envolvem o processo de ensino/aprendizagem de representação para o projeto de arquitetura;
Compreender o papel das tecnologias de representação junto à prática projetual de arquitetura, à luz das teorias abordadas;
Identificar tendências e práticas recorrentes, dissonantes ou convergentes na docência do ensino/aprendizagem de representação;
Analisar e interpretar, à luz das teorias abordadas, materiais e momentos didáticos dirigidos à área de representação para o projeto de arquitetura;
Habilitar para a comunicação, em linguagem científica, das reflexões e produções realizadas no âmbito da disciplina.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica: