Nome da Atividade
PERCEPÇÃO E ANÁLISE DO ESPAÇO URBANO
CÓDIGO
14120109
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
Ementa
Estudo e análise de montagem de questionários e entrevistas; estudo de testes estatísticos não-paramétricos aplicados à pesquisas na linha da Percepção Ambiental; introdução ao software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para análise quantitativa; e noções gerais de análise qualitativa através do software NVIVO.
Objetivos
Objetivo Geral:
Fornecer ao aluno base teórico-científica para os seguintes estudos - (i) investigação das relações entre usuários e o ambiente construído, envolvendo os processos de percepção e cognição ambiental como instrumentos de planejamento e construção do espaço urbano; (ii) análise do efeito de características físico-espaciais definidoras da estética e qualidade urbana, legibilidade e acessibilidade sobre as atitudes e comportamentos dos indivíduos; e (iii) desenvolvimento de análises empíricas e avaliações de desempenho através de métodos de avaliação pós-ocupação e métodos de descrição e análise espacial. A disciplina mantém interface com áreas de estudo tais como arquitetura, urbanismo, geografia, psicologia, sociologia e antropologia urbana, ergonomia, desenho industrial, paisagismo, engenharia florestal, entre outras. Na medida em que essas áreas estudam diferentes aspectos da organização de espaço/ambiente físico e sua relação recíproca com o ser humano, encontra-se frequentemente na literatura estrangeira o termo “Environment Psychology” para caracterizar este campo de estudo, para o qual se sugere, em Português, o termo “Percepção Ambiental”.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PERCEPÇÃO E ANÁLISE DO ESPAÇO URBANO | Arquitetura e Urbanismo (Mestrado acadêmico) |
PERCEPÇÃO E ANÁLISE DO ESPAÇO URBANO | Arquitetura e Urbanismo (Doutorado) |