Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO E CULTURA
CÓDIGO
1440023
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Reflexão sociológica e antropológica acerca da cultura como prática social. Imbricação das dinâmicas sociais com a comunicação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação integral do futuro profissional com a apresentação e discussão das relações entre comunicação e cultura no contemporâneo.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Questões Introdutórias
1.1 O que é cultura?
1.2 Mediações comunicativas da cultura
1.3 Estruturalismo e culturalismo
1.4 A classe social e sua leitura pelo consumo
1.5 Classe social no contexto brasileiro e o mito da brasilidade
Unidade 2: A questão do sujeito
2.1 A questão da identidade cultural
2.2 Identidade e diferença
2.3 A invenção do sujeito/espectador moderno
2.4 A relação entre sujeito e verdade
2.5 A ética da autenticidade
2.6 A questão da alteridade: o exemplo do documentário
Unidade 3: para pensar comunicação e cultura no contemporâneo
3.1 O que é o contemporâneo?
3.2 Pós-modernidade como crítica da modernidade
3.3 Mal de arquivo: uma impressão freudiana
3.4 Lugar e espaço/não-lugar na narrativa comunicacional
3.5 Comunicação e espaço urbano
3.6 Problemas de gênero
3.7 Raça e etnicidade no contexto pós-colonial

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. São Paulo : EDUSC, 1999. Número de chamada: 306 C963n (BCS). 2 exemplares. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2006. Número de chamada: 306 H179i 3.ed. (BCS). 2 exemplares. ______. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. Número de chamada: 306 H179d (BCS). 1 exemplar.

Bibliografia Complementar:

  • AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas : Papirus, 2012. Número de chamada: 301 A918n 8.ed. (BCS). 3 exemplares. BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire : um lírico no auge do capitalismo. 3. ed. São Paulo : Brasiliense, 1994. Número de chamada: 193 B468c 3.ed. (BCS).4 exemplares. BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. Número de chamada: 305.4 B985p 3.ed. (BCS). 3 exemplares. BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007. Número de chamada: 305.0944 B769d (BCS). 1 exemplar. ______. A economia de Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009. Número de chamada: 300.8 E82 (BCS). 1 exemplar. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2012. Número de chamada: 306.4 C418i 13.ed. (BCS). 6 exemplares. CHARNEY, Leo. SCHWARTZ, Vanessa (orgs.) O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo : Cosac Naify, 2004. Número de chamada: 302.2343 C574 2.ed. (BCS). 3 exemplares. FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro : Imago, 1997. Número de chamada: 108 P418f (BCS). 1 exemplar. GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos : conflitos multiculturais da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro : UFRJ, 2001. Número de chamada: 306.4 C215c / 6.ed. (BCS). 6 exemplares. ______. A encenação do popular. In: Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2006. Número de chamada: 306 G216c 4.ed. (BCS). 3 exemplares. HALL, Stuart. Que “negro” é esse na cultura negra? In: Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. Número de chamada: 306 H179i 3.ed. (BCS). 1 exemplar. ______. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000. Número de chamada: 306 I19 (BCS). 1 exemplar. ______. Culturas Nacionais como

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