Nome da Atividade
FILOSOFIA, ARTE E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
1448057
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Abordagem das relações entre filosofia, arte e educação. Análise de textos filosóficos, de artistas, de críticos, e de profissionais da educação. Debate sobre as relações do pensamento filosófico, processo criativo e educativo dentro de um contexto histórico-cultural, do século XVIII ao século XXI.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALARCÃO, I. Escola Reflexiva, Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
- ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São Paulo: Cortez, 2008.
- CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
- GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2005.
- LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
- MORIN, E. Sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
- ROUSSEAU, J-J. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
- TOZZI, Michel. L’eveil de la pensée réflexive à l’école primaire. Paris: Hachette Education/CNDP, 2001
Bibliografia Complementar:
- BRZEZINSKI, Iria. Fundamentos Sociológicos, Funções Sociais e Políticas da Escola Reflexiva e Emancipadora: algumas aproximações, IN: ALARCÃO, I. Escola Reflexiva, Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001, p.65-82.
- COSTA, M.V. A Escola tem Futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
- ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família, 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
- CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o Próximo Milênio: lições americanas. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.
- CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: Del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 2009.
- COLL, C.; EDWARDS, D. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. SP: Ed. Artmed, 1998.
- DEWEY, J. Como Pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
- DEWEY, J Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
- DUARTE JR. João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. Campinas, SP: Papirus, 1988.
- DUARTE JR. João Francisco. O Sentido dos Sentidos – a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2006.
- DUBET, F.; MARTUCCELLI, D. En la Escuela: Sociología de la experiencia escolar. Buenos Aires: Losada, 1998.
- DUSSEL, I.; CARUSO, M. La invención del aula: una genealogia de las formas de ensinar. Buenos Aires: Santillana, 2006
- FAZENDA, Ivani (org.) Didática e Interdisciplinaridade. Campinas (SP): Papirus, 1998
- FAZENDA, Ivani (org.). Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2002.
- FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
- FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. 41 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 39 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
- FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
- GALEFFI, Dante Augusto. O DIÁLOGO NA FORMAÇÃO TRANSDISCIPLINAR DO EDUCADOR-FILÓSOFO, in: Revista childhood & philosophy, v. 4, n. 7, jan./jun.2008, p. 1-8.
- GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da Arte de Ensinar tudo a todos. Campinas, SP: Papirus, 1994.
- GASPARIN, João Luiz. Comênio, a emergência da modernidade na educação. Petrópolis: Vozes, 1997.
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- JIMENEZ, Marc. Qu’est-ce que l’esthétique? Paris: Éditions Gallimard, 1997.
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- KENNEDY, David. As Raízes do Estudo da Infância: história social, arte e religião, IN: KOHAN, W. & KENNEDY, D. (orgs.) Filosofia e Infância:Possibilidades de um Encontro. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 129-159.
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- NARODOWSKI, Mariano. Comenius e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
- NARODOWSKI, Mariano. Infancia y poder: la conformaçion de la pedagogia moderna. Buenos Aires: Ed. Aique, 1994.
- PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor. SP: Ed. Artmed. 2002.
- PORTÁN, R.; MARTIN, J. El diario del profesor. Un recurso para la investigación en el aula. Sevilla: Diada, 1991.
- RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
- SCHÉRER, R. Charles Fourier e a Infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- TAVARES, José; ALARCÃO, I. Paradigmas de Formação e Investigação no Ensino superior par ao Terceiro Milênio, In: ALARCÃO, I. Escola Reflexiva, Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001, p.97-114.