Nome da Atividade
O DESENHO DO CORPO, O CORPO QUE DESENHA
CÓDIGO
1448058
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Experimentações e reflexões em torno da produção artística e das ações pedagógicas que investigam a representação do corpo na arte contemporânea. Estudo das relações concomitantes e polissêmicas que o corpo estabelece como objeto e como suporte da arte. Imagem, identidade e erotismo. Tradução, Reinvenção e Multiplicidades. Percepção de si e de mundo. Discurso e Gênero.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Unidade 1: O desenho do corpo, o corpo que desenha
Implicações e abordagens conceituais, corpo e cultura, arte e corporalidade.
Bibliografia de referência: Edith Derdyck e Wilton Garcia

Unidade 2: A representação do corpo na arte contemporânea
O corpo fragmentado das vanguardas, Figuração pós-guerra: expressionismo e realismo social, Figuras Pop, Body art, performances e happenings, Neo-expressionistas, Corpo engajado e arte globalizada, Pós-pop e o novo classicismo.
Bibliografia de referência: Lucie-Smith, Umberto Eco, Renato de Fusco, Eliane Moraes

Unidade 3: O Corpo como objeto e suporte da arte
Corpo objeto estético, experiências artístico-corporais, performances, ritualização e tribos contemporâneas,
Bibliografia de referência: Beatriz Pires, Henri-Pierre Jeudy.

Unidade 4: Imagem, Identidade e Erotismo
O corpo na cultura contemporânea, proliferação de imagens, identidades pós-modernas, erotismo e sexualidade na arte contemporânea.
Bibliografia de referência: Stuart Hall, Katia Canton, Linda Nead

Unidade 5: Tradução, Reinvenção e Multiplicidades
Pensar o corpo: projeto artístico pessoal, O corpo como campo ideológico: exploração e intervenção, espetacularização. Corpo tecnológico e virtual.
Bibliografia de referência: Viviane Matesco, Wilton Garcia, Lucie-Smith.

Unidade 6: Percepção de si e de mundo
O corpo como campo do simbólico: Corporalidade constitutiva X corporalidade fantasiosa. Olhar e ser visto. Autorretrato: Projeto artístico pessoal
Bibliografia de referência: Linda Nochlin, Katia Canton, Denise Sant’Anna, Edith Derdyck.

Unidade 7: Discurso e Gênero
O pessoal é político, Discursos idealizantes de exclusão, Visão e Diferença.
Bibliografia de referência: Linda Nochlin, Linda Nead, Patricia Mayayo, Nádia Senna.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CANTON, Katia. Corpo, identidade e erotismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
  • DE FUSCO, Renato. História da Arte Contemporânea. Lisboa: Presença, 1988.
  • DERDICK, Edith. O desenho da figura humana. São Paulo: Scipione, 1990.
  • DERDICK, Edith (org.). Disegno. Desenho. Desígnio. SãoPaulo: SENAC, 2007.
  • ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.
  • GARCIA, Wilton e LYRA, Bernadette (org.). Corpo e cultura. São Paulo: Xamã/USP, 2001.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
  • JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
  • LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo: Martins fontes, 2006.
  • MATESCO, Viviane. Corpo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2009.
  • MAYAYO, Patricia. Historias de mujeres, historias del art. Madrid: Cátedra, 2003.
  • MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: FAPESP / Iluminuras, 2002.
  • NEAD, Lynda. El desnudo feminino: Arte, obscenidade y sexualidad. Madrid: Editorial Tecnos, 1998.
  • NOCHLIN, Linda. Bathers, Bodies, Beauty: the visceral eye. Massachusetts: Harvard University Press, 2006.
  • SANT’ANNA, Denise. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
  • SENNA, Nádia. Donas da Beleza: a imagem feminina na cultura ocidental pelas artistas plásticas do século XX. Tese de Doutoramento, Universidade de São Paulo, 2007.

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