Nome da Atividade
PERCURSOS, NARRATIVAS, DESCRIÇÕES: MAPAS POÉTICOS
CÓDIGO
1448061
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Disciplina visando à reflexão sobre o processo de criação poética, e à prática de sua descrição/apresentação. Práticas de leitura e de escritura, verbais e não-verbais, a partir de uma determinada manifestação poética – a ação do leitor/testemunha frente à ação do artista/produtor. O texto verbal e a manifestação poética. O novo lugar criado pela produção poética. A ecférese: o dar a ver da palavra escrita. A construção de mapas poéticos.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

UNIDADE I
- As artes visuais, a duplicação do mundo, a redução do mundo
- Processos e estratégias de criação poética nas artes visuais, inclusive a literatura
- O campo das artes, habitus e as contra-correntes

UNIDADE II
- O território do texto escrito: percepção de níveis
- Estratégias para o dar a ver: estilística; retórica; uma certa lingüística: funções da linguagem; níveis de linguagem; poundianas; operadores da narrativa e da poesia; relações texto verbal/imagem; o manifesto antropofágico e o concretista; certa semiótica; certa antropologia
- Ecférese: dizer o ver

UNIDADE III 3 encontros
- Percursos por um novo mundo: a viagem, o deslocamento, a perda da referência
- Narrativas do novo mundo: estratégias do narrador

UNIDADE IV 4 encontros
- A descrição da cena e a interrupção da narrativa
- Descrições do novo mundo: a objetividade das coisas
- A suspensão do tempo na ecférese

UNIDADE V 4 encontros
- A construção de mapas poéticos: a apresentação do mundo
- A conquista da escrita
- Leituras de textos literários e ensaísticos
- Leitura de livros de artista

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDRADE, Ana Luíza; CAMARGO, Maria Lucia de Barros e ANTELO, Raul (org.). Leituras do ciclo. Chapecó, SC: ABRALIC e Ed. Grifos, 1999. 306p.
  • BARTHES, Roland. A preparação do romance. vol. I e II. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005. 156p. e 475p. (coleção Roland Barthes)
  • CAMPOS, Haroldo. Ideograma. São Paulo: Edusp, 1994. 217p.
  • CASANOVA, Vera e Paulo Bernardo Vaz (org.) Estação imagem: desafios. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. 214p.
  • CASTRO, Eduardo Viveiros. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. 551p.
  • CÉSAR, Ana Cristina Cruz. Crítica e tradução. São Paulo: ed. Ática; I.M.Salles, 1999. 462p.
  • JACOB, Christian. L’empire des cartes. Approche théorique de La cartographie à travers l’histoire. Paris : Ed. Albin Michel, 1992. 537p.
  • LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 400p.
  • OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e artes plásticas: o künstelrroman na ficção contemporânea. Ouro Preto, MG: ed. UFOP, 1993. 211p.
  • PIGLIA, Ricardo. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. 186p.
  • PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987, 217p.
  • MESCHONNIC, Henri. Critique du rythme. Antropologie historique du langage. Lagrasse, France: Ed. Verdier, 1982. 713p.

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