Nome da Atividade
GRAVURA E IMPRESSÃO: INOVAÇÃO E TRADIÇÃO
CÓDIGO
1448131
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudos práticos e teóricos sobre processos alternativos na área da reprodução de imagens. Relações entre arte e técnica. Processos de produção, de reprodução e de multiplicação de imagens. Matriz e estampa. A sustentabilidade e as inovações tecnológicas dentro da área da gravura artística.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
1. Aspectos históricos e atuais da gravura artística.
2. Processos de gravação e impressão: tradicionais e alternativos.
3.Relações entre arte e técnica.
4.Processos de produção, reprodução e multiplicação de imagens.
5.Matriz e estampa.
6.Sustentabilidade e inovação tecnológica na gravura artística.
7.Polímeros acrílicos e películas de fotopolímeros para gravação das imagens.
8.Comparação entre processos tradicionais e processos alternativos (não-tóxicos) para a gravura.
9. Seminários para leitura e discussão de textos.
10. Aulas práticas para elaboração das matrizes e das estampas: gravação, entintagem e impressão das imagens
2. Processos de gravação e impressão: tradicionais e alternativos.
3.Relações entre arte e técnica.
4.Processos de produção, reprodução e multiplicação de imagens.
5.Matriz e estampa.
6.Sustentabilidade e inovação tecnológica na gravura artística.
7.Polímeros acrílicos e películas de fotopolímeros para gravação das imagens.
8.Comparação entre processos tradicionais e processos alternativos (não-tóxicos) para a gravura.
9. Seminários para leitura e discussão de textos.
10. Aulas práticas para elaboração das matrizes e das estampas: gravação, entintagem e impressão das imagens
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BASBAUM, Ricardo (org). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
- BOEGH, Henrik. of Non-toxic Intaglio Acrylic Resist Photopolymerfilm & Solar Plates Etching. Copenhagen: Narayana Press, Gyling, 2003.
- BUTI, Marco & QUADROS, Anna Letycia. Gravura em metal. São Paulo: EDUSP, 2002.
- COUCHOT, Edmond. . A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.
- DAWSON, John. Guia completa de grabado e impresion: tecnicas y materiales. Madrid: H. Blume, 1982.
- DIDI-HUBERMAN, Georges O que vemos, o que nos olha São Paulo: ed.34, 1998.
- FERRER, Eva Figueras (Org.). El grabado no tóxico: nuevos procedimientos y materiales Barcelona: Publicacions i Edicions de la Universitat de Barcelona, 2004.
- HAERTEL, Nilza. “Considerações sobre a gravura artística” Portoarte. Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 45-49, nov. 1990
- IVINS Jr., William M. Prints and visual communication. Cambridge, Mass.: Harvard, 1953
- URBANO, Lucrecia. "Gravura não-tóxica: uma nova possibilidade” Boletim do Núcleo de Gravura do RS, 2001. Disponível em: http://to.plugin.com.br/nucleogravurars/boletim3.htm