Nome da Atividade
GERENCIAMENTO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
CÓDIGO
15000637
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução aos resíduos sólidos: conceituação, legislação brasileira e internacional, ciclo de vida. Gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos. Programas e técnicas para redução na fonte. Reciclagem de resíduos urbanos. Aterros; Incineração; Compostagem.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral: Promover o conhecimento dos diferentes tipos de resíduos, sua classificação, legislação vigente, formas de gerenciamento adequado, formas de tratamento e disposição final dos resíduos..
Especifico: Compreender as ferramentas de gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil; Identificar os diferentes resíduos gerados; Caracterizar física, química e biologicamente os resíduos; Conhecer unidades de gerenciamento e tratamento de resíduos; Conhecimento de técnicas para tratamento de resíduos; Capacitar o aluno a propor técnicas adequadas de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • D’ALMEIDA, M.L.O., VILHENA, A. Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. 2a ed. São Paulo: IPT/ CEMPRE. 2000
  • CASTILHOS JÚNIOR. Resíduos sólidos urbanos: aterro sustentável para municípios de pequeno porte. Rio de Janeiro: Abes, 2003.
  • TRINDADE, O.S. Aterro sanitário: aspectos estruturais e ambientais. Porto Alegre: Pallotti, 1982

Bibliografia Complementar:

  • CENTRO PAN-AMERICANO DE ENGENHARIA SANITARIA E CIENCIAS DE AMBIENTE. Guia para o manejo interno de resíduos sólidos em estabelecimentos de saúde. Brasília: OPAS / OMS, 1997
  • CORREA, E.K., CORREA, L.B. Gestão de resíduos sólidos. Pelotas: Evangraf, 2012
  • MILARÉ, É. Direito do ambiente: a gestão ambiental em foco: doutrina, jurisprudência, glossário. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
  • RIO GRANDE DO SUL. MINISTÉRIO PUBLICO. CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE. Resíduos sólidos.[Porto Alegre]: Procuradoria-Geral de Justiça, 2002.
  • FRANKENBERG, C. L.C., RODRIGUES, M.T. R., CANTELLI, M. Gerenciamento de resíduos e certificação ambiental. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
GERENCIAMENTO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado)

Página gerada em 14/11/2024 20:15:56 (consulta levou 0,126865s)