Nome da Atividade
TUTORIA ACADÊMICA I
CÓDIGO
15000827
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Orientação e acompanhamento da vida acadêmica dos discentes do curso de graduação em Engenharia Petróleo; Promover integração discente-discente, discente-egressos, discente-docentes, discentes-indústria; Desenvolvimento de alternativas coletivas e sustentáveis que promovam a permanência do aluno na Universidade; Facilitar o processo de transição entre os níveis de ensino superior e médio; Propiciar ações e conhecimentos que permitam a autonomia e a independência, a fim de promover a livre construção do caminho de formação; Auxílio e orientação na seleção das disciplinas a cursar em caso de reprovações.

Objetivos

Objetivo Geral:

Auxiliar o aluno em sua vida acadêmica, atuando como meio facilitador na identificação de meios e ações para contribuir na integração, organização e desenvolvimento dos discentes à Universidade e ao Curso de Engenharia de Petróleo da UFPel. Adicionalmente, busca-se empregar esta disciplina como alternativa para a permanência do aluno no Curso de Engenharia de Petróleo da UFPel.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARDOSO, José Roberto; GRIMONI, José A. Baesso. Introdução à engenharia: uma abordagem baseada em ensino por competências 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021. E-book. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521637745
  • CASTRO, Claudio de Moura. Você Sabe Estudar? Porto Alegre: Penso, 2015. E-book. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290376
  • CASTRO, Nádia S. Estima de [et al.]. Leitura e Escrita acadêmicas. Porto Alegre: SAGAH, 2019. E-book. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788533500228
  • DURAN, David; VIDAL, Vinyet. Tutoria: aprendizagem entre iguais da teoria à pratica. Porto Alegre: Artmed, 2007.Disponível no formato físico na Biblioteca de Ciências Sociais, do Campus Porto e da Medicina.
  • GAUTO, Marcelo (org.). Petróleo e Gás: princípios de exploração, produção e refino. Porto Alegre: Bookman, 2016. E-book.Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582604021

Bibliografia Complementar:

  • AMARAL, Josiane Carolina Soares Ramos do (Org.). Fundamentos de apoio educacional. Porto Alegre: Penso, 2014. E-book. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788565848855
  • FARRELL, Michael. Dificuldades de Relacionamento Pessoal, Social e Emocional. Porto Alegre: Artmed, 2008. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536315553
  • MUNHOZ, Antonio Siemsen. ABP - Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2015. E-book. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522124091
  • NELSEN, Jane. Disciplina Positiva. 3. ed. Barueri (SP): Manole, 2015. E-book. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520447864
  • TAVEIRA, Paulo; CAMARGOS, Juliane. Viva Sem Desculpas - Inteligência Emocional e Agilidade trabalhando a seu favor. São Paulo: Expressa, 2021. E-book. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786558110354

Página gerada em 24/11/2024 21:55:20 (consulta levou 0,068369s)