Nome da Atividade
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS B
CÓDIGO
15000906
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Problemas de valor de contorno. Equação do calor. Equação da onda. Equação de Laplace. Equação de Poisson. Funções ortogonais. Funções de Bessel. Aplicabilidade do cálculo operacional e casos de estudo da Engenharia.
Objetivos
Objetivo Geral:
Habilitar o estudante para a compreensão de problemas de valor de contorno, equações diferenciais parciais e funções especiais definidas por séries, visando a resolução de problemas e interpretação de resultados nas Engenharias.Específico: Desenvolver os conceitos de equação diferencial parcial, bem como problemas de valor de contorno e funções especiais definidas por séries; Estudar diferentes tipos de equações diferenciais parciais tais como: Equação do Calor, Equação da Onda e Equações de Poisson; Descrever modelos de aplicações (voltados para área da Engenharia) construídos de problemas envolvendo equações diferenciais parciais e sua posterior resolução.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- 1. Boyce, W. e Di Prima, R., Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno. LTC, 2011.
- 2. Spiegel, M. R., Análise de Fourier com aplicações a Problemas de Valores de Contorno.
- 3. Zill, G. D. E Cullen, M. R., Equações Diferenciais. Volume 2. São Paulo: Makron Books, 2003.
Bibliografia Complementar:
- Iório, V., EDP- Um curso de Graduação. IMPA.
- Figueiredo, D. G., Análise de Fourier e Equações Diferenciais Parciais.IMPA.
- Figueiredo, D. G., Equações Diferenciais Aplicadas. SBM, 2001.
- O´Neal, P.V., Advanced Engineering Mathematics. Cengage Learning, 2011.
- Zill, G. D. E Cullen, M. R., Equações Diferenciais. Volume 1. São Paulo: Makron Books, 2003.
- Zill, G. D. Equações diferenciais com aplicações em modelagem. Segunda edição. São Paulo, Cengage Learning, 2011.