Nome da Atividade
GESTÃO DE PROCESSOS
CÓDIGO
1640173
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina aborda as principais metodologias e aplicabilidades da gestão por processos nas organizações, com o uso de mapeamento, de maneira a promover a eficiência operacional e estratégica dos processos de negócio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ao final da disciplina o aluno deve estar capacitado a identificar e otimizar processos organizacionais.

Conteúdo Programático

Módulo 1 - Mapeamento de processos
1.1. Definição de processo
1.2. Componentes de um processo
1.3. Técnicas e metodologias para mapeamento de processos
1.4. Notações e padrões para mapeamento de processos
1.5. Cálculo de custos e valor agregado do processo
1.6. Documentação de processos
Módulo 2 - Melhoria de processos
2.1. Eliminação de redundâncias e processos sem valor agregado
2.2. Lean manufacturing aplicado aos processos
2.3. Sistemas computacionais para suporte e automatização de processos
2.4 Análise de resultados e otimização de processos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por Processos – uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • PAVANI JR., O., SCUCUGLIA, R. Mapeamento e Gestão de Processos – Bpm. M.Books: 2011.
  • OMG. Business Process Model and Notation (BPMN). v2.0. Em http://www.omg.org.

Bibliografia Complementar:

  • BALDAM, R.; SILVA, H. P.; VALLE, R. Gerenciamento de Processo de Negócio – Bpm - Business Management. Erica: 2009.
  • CRUZ, Tadeu.; WORKFLOW: Como implantar e aumentar a produtividade de qualquer processo. São Paulo: Cenadem, 2001.
  • OLIVEIRA, S. Análise e melhoria de processos de negócio. Atlas: 2012.
  • RAGSDALE, Cliff T. Modelagem e análise de decisão. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
  • RUMMLER, Geary A.; BRACHE, Alan P. Melhores desempenhos das empresas: uma abordagem prática para transformar as organizações através da reengenharia. São Paulo: Makron Books, 1994.

Página gerada em 22/12/2024 19:32:25 (consulta levou 0,070861s)