Nome da Atividade
HOSPITALIDADE E TURISMO
CÓDIGO
1710018
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A ciência e as escolas de estudo. Tempos e espaços sociais da Hospitalidade. Sócio-antropologia da Hospitalidade. A questão da “Hospitabilidade”. Hospitalidade doméstica e a História da vida privada. Hospitalidade turística e fenômeno urbano. A história da Indústria da Hospitalidade. A Hospitalidade profissional (comercial) e as práticas culturais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Propiciar aos alunos uma compreensão abrangente da Hospitalidade, em todos os seus tempos e espaços sociais. Analisar os diversos campos das pesquisas em hospitalidade, relacionando ao contexto turístico, tomando por base o processo de produção do conhecimento científico na área. Incitar o aluno a desenvolver uma visão reflexiva e consciência crítica da amplitude e importância dos estudos da Hospitalidade para o Turismo.Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – Contexto, escolas, tempos e espaços sociais da Hospitalidade.
UNIDADE 2 – Socio-antropologia da Hospitalidade
UNIDADE 3 – Hospitalidade Doméstica (Privada)
UNIDADE 4 – Hospitalidade Social (Pública)
UNIDADE 5 – Hospitalidade Comercial (Profissional)
UNIDADE 6 – Hospitalidade no Brasil
UNIDADE 7 – Exemplos concretos da relação entre o Turismo e a Hospitalidade.
UNIDADE 8 – Prática
UNIDADE 2 – Socio-antropologia da Hospitalidade
UNIDADE 3 – Hospitalidade Doméstica (Privada)
UNIDADE 4 – Hospitalidade Social (Pública)
UNIDADE 5 – Hospitalidade Comercial (Profissional)
UNIDADE 6 – Hospitalidade no Brasil
UNIDADE 7 – Exemplos concretos da relação entre o Turismo e a Hospitalidade.
UNIDADE 8 – Prática
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DIAS, Cecília Maria de Moraes. (org.). Hospitalidade, Reflexões e Perspectivas. Editora Manole Ltda. 2002.
- DENCKER, Ada de Freitas Maneti, BUENO, Marielys Siqueira. (orgs.). Hospitalidade: cenários e oportunidades.São Paulo: Thomson, 2003.
- LASHLEY, Conrad. & MORRISON, Alison. Em Busca da hospitalidade - Perspectivas para um mundo globalizado. São Paulo: Ed. Manole, 2004.
Bibliografia Complementar:
- BASTOS, S.; BUENO, M.S.; SALLES, M.R.R. Cidade e hospitalidade: o Bairro de Santa Ifigênia em São Paulo. Os Urbanitas. São Paulo, v.05, p.00-00, 2008.
- BELFORT, C. Estudo da natureza do homem em Kant a partir do caso do estrangeiro e o conceito da hospitalidade. Kant e-prints. Campinas, série 2, v.2, n.2, p.127-142, jul-dez., 2007.
- BOFF, Leonardo. Virtudes para um outro mundo possível. vol. I: hospitalidade: direito e dever de todos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
- CAILLÉ, A. A antropologia do dom: o terceiro paradigma. Petrópolis: Vozes, 2002.
- CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Hospitalidade. São Paulo: Aleph, 2004.
- CAMPOS, José Ruy Veloso. Introdução ao Universo da Hospitalidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.
- CANTON, Antônia Marisa. Os Eventos no Contexto da Hospitalidade – Um Produto e Um Serviço Diferencial. SALVI, Rejani. Panorama Açoriano. Instituto Cultural de Ponta Delgada, Portugal. Tilgráfica – Livraria Editora Pax, Ltda. 1990.
- CASTELLI, G. Hospitalidade sob a perspectiva da gastronomia e da hotelaria. Caxias do Sul: EDUCS, 2005.
- CHON, Kye-Sung. Hospitalidade: conceitos e aplicações. São Paulo: Pioneira Tomson, 2003.
- CRUZ, Rita de Cássia Arizada. Hospitalidade turística e fenômeno urbano no Brasil: Considerações Gerais. In: DIAS, Cecília Maria de Moraes. (org.). Hospitalidade, Reflexões e Perspectivas. Editora Manole Ltda. 2002.
- DECCA, Edgar Salvadori de. Ensaios de Cordialidade em Sergio Buarque de Holanda. In:AXT, Gunter e SHULER Feranado Luís. Interpretes do Brasil. Rio de Janeiro: Artes e Ofícios, 2004.
- DENCKER, Ada (coord). Planejamento e Gestão em Turismo e Hospitalidade. São Paulo: Thomson, 2004.
- DIAS, Cecília Maria de Moraes. O Modelo de Hospitalidade do HoTel Paris Ritz: Um enfoque Especial Sobre a Qualidade. In: DIAS, Cecília Maria de Moraes. (org.). Hospitalidade, Reflexões e Perspectivas. Editora Manoele Ltda. 2002.
- DIAS, Célia (org.). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. São Paulo: Manole, 2002.
- DIAS, Célia Maria de Moraes (org). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. Editora Manole: Barueri, São Paulo. 2002.
- FOGUEL, Sergio (org.). Cultura Brasileira da Hospitalidade: reflexões sobre o jeito brasileiro de ser e receber. Instituto de Hospitalidade, 2008.
- GIDRA, Gilberto & DIAS, Celia M. M. Hospitalidade: da simplicidade à complexidade. In: DENCKER, Ada (coord). 2005.
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- GODBOUT, Jacques. O Espírito da dádiva. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1999.
- GOTMAN, Anne. “O Turismo e a encenação da hospitalidade”. In: BUENO, M. L.; CAMARGO, L.O. (Organizadores). Cultura e Consumo. Estilos de Vida na contemporaneidade. São Paulo: Editora SENAC, 2008.
- GRINOVER, Lucio. Hospitaleiro: Um Tema a Ser Reestudado e Pesquisado. In: SALVI, Rejani. Panorama Açoriano. Instituto Cultural de Ponta Delgada, Portugal. Tilgráfica – Livraria Editora Pax, Ltda. 1990.
- GRINOVER, Lucio. Hospitalidade, a cidade e o turismo. São Paulo: Aleph, 2007.
- HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
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- MARTINS, P.H. (Org.). A dádiva entre modernos: discussão sobre os fundamentos e as regras do social. Tradução: Guilherme João F. Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2002.
- MONTANDO, Alain. O livro da Hospitalidade: Acolhida do Estrangeiro na História e nas Culturas. SENAC: São Paulo.
- LOCKWOOD, A. MEDLIK, S (org.); Tradução de Eliana Keeling, John Keeling. Turismo e Hospitalidade no século XXI. Barueri. SP: Manole, 2003.
- MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
- PIRES, M. Jorge. Raízes do turismo no Brasil. São Paulo: Manole, 2001.
- POWERS, Tom. Administração no setor de hospitalidade: turismo, hotelaria e restaurante. São Paulo: Atlas, 2004.PRAXEDES, Walter. Reflexões sociológicas sobre a hospitalidade. Disponível em: www.espacoacademico.com.brAcesso em 24/10/2006.
- RAMOS, Silvana Pirillo. Hospitalidade e Migrações Internacionais: o bem receber e o ser bem recebido. São Paulo: Aleph, 2003.
- REVISTA HOSPITALIDADE. São Paulo: Ed Anhembi-Morumbi.
- RODRIGUES, Williams. O homem cordial brasileiro como produto turístico. Disponível em: www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/ojs/ Acesso em 19/10/2006.
- SALVI, Rejani. Panorama Açoriano. Instituto Cultural de Ponta Delgada, Portugal. Tilgráfica – Livraria Editora Pax, Ltda. 1990.
- SILVEIRA, Emerson Sena da. Hospitalidade: notas conceituais, antropológicas e históricas. In: DIAS, Reinaldo; PIMENTA, Maria Alzira.(orgs.) Gestão de Hotelaria e Turismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
- SOGAYAR, Roberta. Hospitalidade – Um relacionamento global de conhecimentos. São Paulo: LCTE Editora, 2008.
- WALKER, John R. Introdução à hospitalidade. São Paulo: Manole, 2002.