Nome da Atividade
PRÁTICAS EDUCATIVAS VI
CÓDIGO
17350051
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Artes Visuais (História da Arte, Crítica da Arte e Fazer artístico na infância - Desenho, pintura, gravura, escultura, modelagem, colagem).
Musicalização Infantil. Dramatização e Artes Cênicas na Infância. Linguagens expressivas como mediadoras da produção cultural da criança.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Conhecer os rudimentos de História da Arte e Crítica da Arte
- Desenvolver sensibilidade e o senso estético
- Oferecer oportunidades para a manipulação sensível e criativa de objetos de uso cotidiano e da natureza associado a materiais específicos das artes visuais
- Oferecer subsídios teórico-prático para desenvolver a dramatização e musicalização na Educação Infantil.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AEBLI, Hans. Prática de Ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. Petrópolis: Vozes, 1976. AGOSTI-GHERBAN, Cristina et RAPP-ESS, Christina, L'enfant, le monde sonore et la musique, Paris, PUF, 1986, 151p. AGUIAR, Roberto A. R. de. Os filhos da flecha do tempo. Brasilia: Letraviva, 2000. ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez Editora, 1991. ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1989. Barba, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. Campinas: Hucitec, 1995. BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Cultrix, 1985. __________________. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1990. BARBOSA, A. M. e SALES, H.M. (orgs.). O ensino de arte e sua história. São Paulo: MAC/USP, 1990. BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
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