Nome da Atividade
LEITURAS DE INFÂNCIA
CÓDIGO
17350064
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Esta atividade pretende discutir temas acerca da infância a partir das contribuições da sociologia, da psicologia, da história e da pedagogia. O estudo pretende se dar por intermédio de filmes, documentários e textos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender o conceito de infância como categoria social.
Refletir sobre a presença de diferentes infância no mundo contemporâneo.
Problematizar o debate sobre a proteção às crianças e o compromisso social aos seus direitos.
Relacionar as diferentes dimensões constituintes das culturas infantis.
Analisar as relações entre infância e escola.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DEL PRIORE, Mary (org.). A historia das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000. FERNANDEZ, Alicia. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2001. LEAL, Leiva de F. V. Quando a infância ensina - uma leitura interessada em abril despedaçado. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LARROSA, Jorge; LOPES, José de Souza Miguel (orgs.) A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. LINHARES, Celia. Filhos ou órfãos do Paraíso. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LARROSA, Jorge; LOPES, José de Souza Miguel (orgs.) A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. FUENTES, Hector S. Os baderneiros, a guerra e os botões. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LARROSA, Jorge; LOPES, José de Souza Miguel (orgs.) A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. KRAMER, Sonia. Infância, cultura contemporânea e cultura contra a barbárie. In: BASILIO, Luiz C.; KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003. SARMENTO. Manuel J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, Vera Maria R. de; SARMENTO, Manuel J. (orgs.) Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira e Marin, 2007.

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