Nome da Atividade
INFÂNCIA
CÓDIGO
17350095
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Infância como objeto de estudo interdisciplinar. A construção social do conceito de infância. História da infância no Brasil. A criança e sua condição de sujeito histórico, político e cultural. A diversidade de infâncias nas memórias individuais. A infância na contemporaneidade: produtos culturais, mídia, trabalho e violência.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Oportunizar o estudo e as contribuições das diferentes ciências para compreensão conceitos de infância, de cultura e de educação, na interface com a constituição do sujeito infantil.
Objetivos Específicos:
- Compreender e analisar a infância nas dimensões histórica, social, cultural e educacional;
- Refletir sobre o processo de produção das infâncias, sua diversidade social e modos de educação;
- Conhecer a história da infância;
- Entender o conceito e a representação da infância como construção social;
- Discutir a diversidade de rememorações acerca da etapa de vida infantil;
- Debater questões ligadas à infância na contemporaneidade.
Conteúdo Programático
A História da Infância
A História da Infância da Idade Média à Moderna
A criança nos diferentes períodos históricos do Brasil
A Relação entre Infância, Cultura e Educação
O significado de infância, cultura e educação
A constituição cultural da criança
O papel da educação na construção do sujeito criança
A Diversidade e a Infância na contemporaneidade
A diversidade da infância rememorada
A infância e a diversidade cultural e social
O trabalho infantil e a violência
A História da Infância da Idade Média à Moderna
A criança nos diferentes períodos históricos do Brasil
A Relação entre Infância, Cultura e Educação
O significado de infância, cultura e educação
A constituição cultural da criança
O papel da educação na construção do sujeito criança
A Diversidade e a Infância na contemporaneidade
A diversidade da infância rememorada
A infância e a diversidade cultural e social
O trabalho infantil e a violência
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARIÈS, Philipe. História Social da Criança e da Família. São Paulo: Pioneira, 2001.
- BARBOSA, Maria Carmem. Oferta e Demanda de Educação Infantil no Campo. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
- BASÍLIO, L. C. & KRAMER, S. Infância, Educação e Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2003.
- POSTAMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphis, 1999.
- RIZZINI, Irma. Assistência à Infância no Brasil: uma análise de sua construção. Rio de Janeiro: Ed. Universidade Santa Úrsula, 1993.
Bibliografia Complementar:
- CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 7ª edição, 1996.
- FREITAS, M. C. (Org). História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 1997.
- PINO, Angel. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vigotski. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
- KRAMER, Sonia. LEITE, Maria Isabel (org.). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas, São Paulo: Papirus, 1996.
- PRIORE, Mary Del (Org.). História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.