Nome da Atividade
EDUCAÇÃO INFANTIL II
CÓDIGO
17350170
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ação pedagógica em instituições de Educação Infantil. Experiência, conhecimento e linguagens na Educação Infantil. Culturas infantis e escolarização. Pedagogias participativas para a educação da infância: Pickler-Lóczy, Elinor Goldschmied, High/Scope, Reggio Emilia, Movimento da Escola Moderna, dentre outras.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar elementos teórico-metodológicos que sustentam a docência e a ação pedagógica na Educação Infantil, problematizando as orientações políticas e legais da Educação Infantil e os processos de escolarização da infância e das culturas infantis. Analisar as abordagens das pedagogias participativas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (Orgs.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016.
  • OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato (Orgs.). Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2011.
  • ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Tradução: Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Bibliografia Complementar:

  • BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
  • FRIEDMANN, Adriana [et al.]. Quem está na escuta? diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. São Paulo: Blucher, 2018.
  • GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. 2. ed. Tradução: Marlon Xavier. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  • MOYLES, Janet. Só Brincar?: o papel do brincar na educação infantil. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICAS EDUCATIVAS IV Pedagogia (Licenciatura)

Página gerada em 15/11/2024 00:16:52 (consulta levou 3,382027s)