Nome da Atividade
BRINCAR NAS INFÂNCIAS
CÓDIGO
17350171
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Teorias sobre o brincar. História cultural do brinquedo e das brincadeiras. O brincar no cotidiano da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Cultura lúdica infantil contemporânea. Corporeidade. Espaços e tempos do brincar nas infâncias.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar a Infância, as crianças e sua cultura lúdica; o brincar e suas teorias: sócioantropológicas, filosóficas e psicológicas. Refletir sobre os espaços e tempos do brincar e da brincadeira em casa, na escola e na sociedade. Analisar o brincar, a brincadeira, os brinquedos e o jogo em seus aspectos históricos e conceituais. Discutir sobre postura lúdica e educador brincante. Compreender as raízes as influências indígenas e afro-brasileiras na constituição da cultura lúdica brasileira.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 2ed. São Paulo: Cortez, 1997.
- DEL PRIORE, Mary (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.
- KISHIMOTO, Tizuko. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.
- MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do jogo na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Bibliografia Complementar:
- BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
- FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender. O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
- KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2006.
- MARCELINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da animação. 10ed. Campinas: Papirus, 2011.
- PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PRÁTICAS EDUCATIVAS V | Pedagogia (Licenciatura) |