Nome da Atividade
PRÁTICA ORIENTADA VI: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
CÓDIGO
17350175
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Docência compartilhada nos Anos Iniciais, com ênfase no planejamento e trabalho colaborativo. Observação e participação na organização da rotina escolar e em atividades diversificadas relativas à docência em sala de aula. Reflexões coletivas sobre as dinâmicas de sala de aula e as possibilidades pedagógicas para os anos iniciais. Escolarização e organização do ensino nos anos iniciais. Registro e documentação do processo de inserção e análise do contexto de docência compartilhada. Elaboração de projeto de docência para os anos iniciais. Projetos de extensão relacionados: Falando em Educação: Fazendo história na
e com a FaE (4609); D´Generus: Núcleo de Estudos e Pesquisas Feministas e de Gênero (1837); Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (4062); Banco de dados e acervos de alfabetização (264); Jornadas Multilinguagens (1814).
e com a FaE (4609); D´Generus: Núcleo de Estudos e Pesquisas Feministas e de Gênero (1837); Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (4062); Banco de dados e acervos de alfabetização (264); Jornadas Multilinguagens (1814).
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar aspectos teórico-metodológicos que sustentam a docência e as práticas educativas nos anos iniciais, refletindos sobre características e demandas dos sujeitos e contextos. Organizar conteúdos curriculares, metodologias e materiais pedagógicos. Realizar inserção em escola para desenvolver atividades de observação e análise de práticas com vistas ao planejamento do projeto de estágio.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDRÉ, Marli. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar.11ª ed. Campinas: Papirus. 2004.
- CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005.
- WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro. Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 4ed. São Paulo: 2002.
Bibliografia Complementar:
- ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- DAYRELL, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMH, 2006.
- FONTANA, Roseli A. C. Mediação pedagógica na sala de aula. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
- PLATONE, Françoise; HARDY, Marianne (org.) Ninguém ensina sozinho: responsabilidade coletiva na creche, no ensino fundamental e no ensino médio. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DOCÊNCIA COMPARTILHADA EI-AI-EJA | Pedagogia (Licenciatura) |