Nome da Atividade
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO
CÓDIGO
17350181
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Teorias, princípios e técnicas da avaliação e documentação pedagógica. A dimensão pedagógica da coleta de informações. Formas de organização do registro e da documentação. Socialização das práticas de documentação. Ação de Extensão relacionada: Ciclo de debates sobre a pesquisa (13064) do Projeto: ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F. (Código do projeto: 3763).
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar modelos de documentação pedagógica que valorizam o conhecimento e a participação das crianças e suas famílias, das docentes e a comunidade local em contextos e práticas de educação e cuidado e de escolarização básica. Desenvolver atividades de extensão, socializando práticas e formas de registro e produção da documentação pedagógica.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DAHLBERG, Gunilla, MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
- OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; PASCAL, Chritine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil. Porto Alegre: Penso, 2019.
- REGGIO CHILDREN. As cem linguagens em mini-histórias: contadas por professores e alunos de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso, 2020.
Bibliografia Complementar:
- ABRAMOWICZ, Anete; PASSOS, Cármen L. Brancaglion; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes A. De (org.) Desafios e perspectivas das práticas em educação e da formação de professores. São Paulo: Pedro & João, 2007.
- BES, Pablo et al. (org.) Gestão de documentos e registro escolar. Porto Alegre: SAGAH, 2020.
- BUSCHWITZ, Tania Maria de Almeida. Pedagogia da infância: cotidiano e práticas educativas. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
- KOHAN, Walter. Filosofia: o paradoxo de apender e ensinar. São Paulo: Autêntica, 2009.
- ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: Penso, 1998.