Nome da Atividade
METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO
CÓDIGO
17350185
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

As implicações pedagógicas de alfabetizar na perspectiva do letramento. Recursos e materiais para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento. Organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização. Ação de Extensão relacionada: Ciclo de debates sobre
a pesquisa (13064) do Projeto: ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F. (Código do projeto: 3763)

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer metodologias e materiais para a alfabetização, analisar rotinas de sala de aula, construindo um acervo teórico-prático para subsidiar o desenvolvimento do trabalho com a alfabetização e o letramento. Desenvolver ações de extensão que visem proporcionar contribuições para as práticas alfabetizadoras a partir dos conhecimentos adquirido em sala de aula.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MORAIS, A. G. de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
  • SOARES, M. B. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
  • TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • DIONÍSIO, A. P. et al. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
  • RANGEL, A. P. Alfabetizar aos 6 anos. Porto Alegre: Mediação, 2009.
  • TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: Perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2003.

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