Nome da Atividade
METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO
CÓDIGO
17350185
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
As implicações pedagógicas de alfabetizar na perspectiva do letramento. Recursos e materiais para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento. Organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização. Ação de Extensão relacionada: Ciclo de debates sobre
a pesquisa (13064) do Projeto: ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F. (Código do projeto: 3763)
a pesquisa (13064) do Projeto: ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F. (Código do projeto: 3763)
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer metodologias e materiais para a alfabetização, analisar rotinas de sala de aula, construindo um acervo teórico-prático para subsidiar o desenvolvimento do trabalho com a alfabetização e o letramento. Desenvolver ações de extensão que visem proporcionar contribuições para as práticas alfabetizadoras a partir dos conhecimentos adquirido em sala de aula.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MORAIS, A. G. de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
- SOARES, M. B. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
- TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Bibliografia Complementar:
- DIONÍSIO, A. P. et al. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
- RANGEL, A. P. Alfabetizar aos 6 anos. Porto Alegre: Mediação, 2009.
- TEBEROSKY, A. Aprendendo a escrever: Perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2003.