Nome da Atividade
MATEMÁTICA APLICADA À PEDAGOGIA II
CÓDIGO
17350190
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo dos conceitos básicos de Matemática relacionados às unidades temáticas Geometria e Grandezas e Medidas, contemplando pensamento geométrico, formas, figuras geométricas planas e espaciais, transformações, localização, visualização, o significado e processo de medir, medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos básicos de geometria, grandezas e medidas. Desenvolver o pensamento geométrico. Revisar formas geométricas. Reconhecer e diferenciar figuras geométricas planas e espaciais. Realizar e identificar transformações geométricas. Desenvolver o senso de localização e visualização do espaço. Compreender o significado das unidades de medida. Realizar processos de medição.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FONSECA, Maria da Conceição F. R., et al. O ensino de geometria na escola fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais [recurso eletrônico]. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
  • SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez (org.). Materiais manipulativos para o ensino de sólidos geométricos [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 5).
  • VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental formação de professores e aplicação em sala de aula. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2019.

Bibliografia Complementar:

  • FAINGUELERNT, Estela Kaufman e NUNES, Katia Regina Ashton. Tecendo matemática com arte [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • SANTOS, Cleane Aparecida dos. NACARATO, Adair Mendes. Aprendizagem em Geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula. [recurso eletrônico]. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014. (Coleção Tendências em educação matemática).
  • SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez, CÂNDIDO, Patrícia. Jogos de matemática de 1º a 5º ano [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Artmed, 2007.(Série Cadernos do Mathema – Ensino Fundamental)
  • SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez (org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 4).

Página gerada em 15/11/2024 00:15:04 (consulta levou 0,071199s)