Nome da Atividade
PERSPECTIVAS QUEER, CULTURAS POLÍTICAS DE DISSIDÊNCIAS E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17350224
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Perspectivas queer e genealogias. Debates e críticas. Propostas estadunidenses, europeias, africanas e latino-americanas. Traduções e hifenização. Impacto dos estudos queer nos estudos de género e feminismos. Tensões e articulações LGBTI: identidades e pensamento pós-identitário. Tensões teoria transfeministas e Estudos queer. Culturas queer e de dissidência de gênero. Hibridismos e desestabilizações: refigurações dos sujeitos. A crítica queer negra, latina e racializada. Produção Cultural queer, cinema queer, LGBTI e subjetivação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir as paisagens político-educacionais da emergência de problemas ligados à reivindicação de novas formas de erotismo, reconfigurações e invenções identitárias;
Identificar a importância das teorias e culturas queer na produção do conhecimento e na interpretação das dinâmicas social e subjetiva e Refletir os reposicionamentos conceituais a partir das desestabilizações provocadas pelas perspectivas queer na educação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CAETANO, Marcio. Performatividades reguladas: heteronormatividade, narrativas biográficas e educação. Curitiba: Appris, 2016.
  • LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 2. São Paulo Autêntica 2007.
  • MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, Universidade Federal de Ouro Preto, 2012. 78 p. (Cadernos da diversidade)
  • SALIH, Sara. Judith butler e a teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2012
  • SPARGO, Tamsin. Foucault e a teoria queer seguido de Ágape e êxtase: orientações pósseculares. São Paulo Autêntica 2017.

Bibliografia Complementar:

  • LUZ, Nanci Stancki da; CARVALHO, Marília Gomes de; CASAGRANDE, Lindamir Salete (Org.). Construindo a igualdade na diversidade: gênero e sexualidade na escola. Curitiba: Ed. UTFPR, 2009.
  • TORRES, Marco Antonio. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
  • POCAHY, Fernando (Org.). Políticas de enfrentamento ao heterossexualismo: corpo e prazer. Porto Alegre: Nuances, 2010.

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