Nome da Atividade
CURSO DE PEDAGOGIA: CONTEXTOS E PERSPECTIVAS
CÓDIGO
17350225
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Princípios históricos e políticos da formação da(o) pedagoga(o). Campo de atuação da(o) pedagoga(o) e suas atribuições.

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar os contextos político e histórico dos cursos de pedagogia. Problematizar a permanente “crise” identitária do curso de pedagogia. Evidenciar as possibilidades de atuação do professor (profissional) de pedagogia.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: Unesco, 2009.
  • LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 104 p. (Coleção Questões da Nossa Época ; 67).
  • LIMA, Soraiha Miranda de. Aprender para ensinar, ensinar para aprender: aprende-se a ensinar no curso de pedagogia ?. Cuiaba: Central de Texto : EdUFMT, 2007. 169 p.
  • MACEDO, Jussara Marques de. A formação do pedagogo em tempos neoliberais: a experiência da UESB. Vitória da Conquista: UESB, 2008. 285p

Bibliografia Complementar:

  • MARQUES, Mario Osorio. Formação do profissional da educação. 5. ed. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2006. 236 p.
  • ROCHA, Simone Albuquerque da (Org.). Formação de professores: licenciaturas em discussão. Cuiabá: UFMT, 2010. 159 p
  • SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Memória da Educação)
  • SILVA, C. S. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas, S.P: Autores Associados. 1999. (Coleção polêmicas do nosso tempo).

Página gerada em 22/11/2024 04:50:46 (consulta levou 0,062253s)