Nome da Atividade
MATEMÁTICA APLICADA À PEDAGOGIA II
CÓDIGO
17350229
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo dos conceitos básicos de Matemática relacionados às unidades temáticas Geometria e Grandezas e Medidas, contemplando pensamento geométrico, formas, figuras geométricas planas e espaciais, transformações, localização, visualização, o significado e processo de medir, medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos básicos de geometria, grandezas e medidas; desenvolver o pensamento geométrico; revisar formas geométricas; reconhecer e diferenciar figuras geométricas planas e espaciais; realizar e identificar transformações geométricas; desenvolver o senso de localização e visualização do espaço; compreender o significado das unidades de medida; realizar processos de medição.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FONSECA, Maria da Conceição F. R., et al. O ensino de geometria na escola fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais [recurso eletrônico]. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
  • SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez (org.). Materiais manipulativos para o ensino de sólidos geométricos [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 5).
  • VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental formação de professores e aplicação em sala de aula. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2019.

Bibliografia Complementar:

  • FAINGUELERNT, Estela Kaufman e NUNES, Katia Regina Ashton. Tecendo matemática com arte [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • SANTOS, Cleane Aparecida dos. NACARATO, Adair Mendes. Aprendizagem em Geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula. [recurso eletrônico]. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014. (Coleção Tendências em educação matemática).
  • SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez, CÂNDIDO, Patrícia. Jogos de matemática de 1º a 5º ano [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Artmed, 2007. (Série Cadernos do Mathema – Ensino Fundamental)
  • SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez (org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 4).

Página gerada em 22/12/2024 09:54:18 (consulta levou 0,062201s)