Nome da Atividade
L.D.: DOCÊNCIA E LUTA POR RECONHECIMENTO
CÓDIGO
17350234
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo da Teoria do reconhecimento intersubjetivo. Reificação como esquecimento do reconhecimento. Retratos de desrespeito e violência na docência. A vida psíquica de professores: melancolia e ambivalências. Discurso pedagógico e a humanidade da docência.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Teoria do reconhecimento intersubjetivo: amor, direito, solidariedade
2. Reificação como esquecimento do reconhecimento
3. Retratos de desrespeito e violência na docência: violação, privação de direitos, degradação
4. A vida psíquica de professores: melancolia e ambivalências
5. Discurso pedagógico e a humanidade da docência
2. Reificação como esquecimento do reconhecimento
3. Retratos de desrespeito e violência na docência: violação, privação de direitos, degradação
4. A vida psíquica de professores: melancolia e ambivalências
5. Discurso pedagógico e a humanidade da docência
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARROYO, Miguel G. Vidas ameaçadas: exigências- respostas éticas da educação e da docência. Petrópolis/RJ, Vozes, 2019. BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Tradução Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Tradução Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. CHARLOT, Bernard. Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2020. HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Tradução: Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2009. HONNETH, Axel. Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento. Tradução: Rúrion Melo. São Paulo: Editora Unesp, 2018.