Nome da Atividade
S.A.: HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
CÓDIGO
17350254
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Discutir aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em História da Alfabetização, mapeando o estado da arte no Brasil. Conhecer estudos produzidos em âmbito nacional nesse campo, enfatizando as pesquisas sobre métodos e cartilhas de alfabetização, trajetórias de professoras alfabetizadoras e políticas atuais de alfabetização da infância.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

Unidade I:

- Alfabetização: conceito

Unidade II:

- História da alfabetização: constituição e perspectivas de um campo de pesquisa

Unidade III:

Métodos de alfabetização

Unidade IV:

História da Alfabetização e cartilhas no Rio Grande do Sul

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Uma genealogia dos impressos para o ensino da escrita no Brasil no século XIX. Revista Brasileira de Educação. v. 15, n. 44, maio/agosto 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n44/v15n44a05.pdf
  • FRADE, Isabel Cristina Alves da. História da alfabetização e da cultura escrita: discutindo uma trajetória de pesquisa. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: CulturaAcadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. p. 177-200. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/alfabetizacao .pdf
  • MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortatti histtextalfbbr.pdf
  • PERES, Eliane. Autoras de obras didáticas e livros para o ensino da leitura produzidos no Rio Grande do Sul: contribuições à história da alfabetização (1950-1970). Educação, Unisinos, 12 (2), p. 111-121, maio/agosto, 2008.
  • SCHWARTZ, Cleonara Maria. Apontamentos teórico- metodológicos para a investigação do ensino e da leitura na escola pública primária. In: XV ENDIPE - Convergências e Tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Anais... Minas Gerais: UFMG, 2010. p. 27-38.
  • SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25 Jan /Fev/Mar /Abr, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf
  • TRINDADE, Iole Maria Faveiro. O circuito cultural das cartilhas no primeiro governo republicano sul-rio-grandense.Revista História da Educação. Pelotas: ASPHE/UFPel,n.16, p. 91-106, set., 2004. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30369/pdf

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