Nome da Atividade
S.A.: MEMÓRIA, HISTÓRIA E LITERATURA
CÓDIGO
17350256
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Discutir o fazer investigativo em Educação a partir de obras cinematográficas e literárias, de acontecimentos da vida cotidiana e
de objetos comuns. O objetivo principal do Seminário Avançado é, assim, ampliar a reflexão acerca da pesquisa em Educação,
com ênfase maior na História da Educação, tomando diferentes linguagens, objetos e situações da vida diária como ponto de
partida. Ensaiar a escrita criativa relacionando-a com as etapas da pesquisa e com a escrita acadêmica.
de objetos comuns. O objetivo principal do Seminário Avançado é, assim, ampliar a reflexão acerca da pesquisa em Educação,
com ênfase maior na História da Educação, tomando diferentes linguagens, objetos e situações da vida diária como ponto de
partida. Ensaiar a escrita criativa relacionando-a com as etapas da pesquisa e com a escrita acadêmica.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Unidade 1:
- Introdução: a História, a Memória, a Literatura e a Educação;
Unidade 2:
- Discussão de obras cinematográficas na Educação e na História da Educação;
Unidade 3:
- Discussão de obras literárias na Educação e na História da Educação;
Unidade 4:
- Contribuições de pesquisas já realizadas com obras literárias e cinematográficas
- Introdução: a História, a Memória, a Literatura e a Educação;
Unidade 2:
- Discussão de obras cinematográficas na Educação e na História da Educação;
Unidade 3:
- Discussão de obras literárias na Educação e na História da Educação;
Unidade 4:
- Contribuições de pesquisas já realizadas com obras literárias e cinematográficas
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única: traduação Julia Romeu. 1ª Ed. São Paulo: Caompanhia das Letras. 2019. BARTHES, ROLAND. O Prazer do Texto. RJ. Editora Perspectiva, 1987. BARROS, Manoel. O menino que carregava água na peneira {Exercício de ser Criança, 1999]. In: BARROS, Manoel.Infância. Biblioteca Manoel de Barros, São Paulo, LeYa, 2013. BROOKS, Geraldine. As Memórias do Livro - Manuscrito de Sarajevo. RJ: Ediouro Editora, 2008. WAAL, Edmund de. A lebre com olhos de âmbar.Trad. Alexandre Barbosa. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011. O VIOLINO VERMELHO. Direção: François Girard (1998). ions Gate Films (EUA). Disponível em: https://gloria.tv/post/Kz43tRpsJ9V41
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
01 | 2025 / 1 | 15 | 6 |
Educação (Doutorado) Educação (Mestrado acadêmico) Horários
|
VANIA GRIM THIES Professor responsável pela turma |