Nome da Atividade
L.D.: GERENCIALISMO E POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO
CÓDIGO
17350259
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A leitura dirigida aborda o tema do Gerencialismo e das Políticas de Responsabilização, adotando como temáticas centrais a Gestão, o Currículo e o Trabalho Docente. Percorre os principais estudos sobre o tema a fim de problematizar as atuais políticas educativas, baseadas nas avaliações em larga escala, nos testes padronizados, nas políticas de bonificação e de accountability.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Introdução para apresentação do trabalho4
Gerencialismo, Privatização e Políticas de Responsabilização8
A Gestão, o Currículo e o Trabalho Docente
Avaliações em larga escala, Testes padronizados (PISA, SAEB, ENEM) e Accountability8
GERM – Global Education Reform Movement e a padronização curricular
BNCC – Base Nacional Comum Curricular e controle curricular
Plataformização, Datificação, Políticas de controle sobre o Trabalho Docente
Privatização na educação, nova Filantropria e atores sociais
Seminário síntese das discussões e Avaliação
Gerencialismo, Privatização e Políticas de Responsabilização8
A Gestão, o Currículo e o Trabalho Docente
Avaliações em larga escala, Testes padronizados (PISA, SAEB, ENEM) e Accountability8
GERM – Global Education Reform Movement e a padronização curricular
BNCC – Base Nacional Comum Curricular e controle curricular
Plataformização, Datificação, Políticas de controle sobre o Trabalho Docente
Privatização na educação, nova Filantropria e atores sociais
Seminário síntese das discussões e Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BALL, Stephen J. Mainardes, Jefferson. Políticas Educacionais - questões e dilemas. São Paulo:Cortez Editora, 2011. Cap.7 - Discursos da reforma educacional no Reino Unido e nos Estados Unidos e o trabalho dos professores - Meg Maguire e Stephen Ball p. 175-192. Cap.8 - Do modelo de gestão do “Bem-Estar Social” ao “novo gerencialismo”: mudanças discursivas sobre gestão escolar no mercado educacional. - Sharon Gewirtz e Stephen Ball, p.193-221. Cap. 10 - Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo - Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo BALL, Stephen J. Novos Estados, nova governança e nova política educacional. In: Apple, M.W., Ball, S.J. e Gandin, L.A. (org.) Sociologia da Educação - análise internacional. Porto Alegre : Penso, 2013. BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. BROOKE, Nigel (org.). Marcos Históricos na reforma da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012
- DARDOT, P.; LAVAL, C. A Nova Razão do Mundo - Ensaio sobre a Sociedade Neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016. 402 p. LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004. RAVICH, Diane. Vida e Morte do grande sistema escolar americano - como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011. ZANTEN, Agnés Van (coord.) Dicionário de Educação. Petrópolis : Editora Vozes, 2011. Verbetes: Teorias da avaliação p. 67 Avaliação das políticas educativas p.74 Regulação dos sistemas educacionais p.688
Bibliografia Complementar:
- BALL, Stephen J. The education debate. Bristol : The Policy Press, 2009. BALL, Stephen J. Global Education Inc. - new policy networks and the neo-liberal imaginary. New York: Routledge, 2012. BALL, Stephen J. and Junemann, Carolina. Networks, new governance and education. Bristol: The Policy Press, 2012. DARLING-HAMMOND, Linda. Getting Teacher Evaluation Right - what really matters for effectiveness and improvement. New York : Teachers College Press, 2013. RAVICH, Diane. Reign of error. The Hoax of the privatization movement and the danger to America's Public Schools. New York: Alfred Knopf, 2013. SAHLBERG, Pasi. Finnish Lessons - what can the world learn from educational change in Finland? New York: Teachers College Press, 2011. SALTMAN, Kenneth J. The failure of corporate school reform. Boulder: Paradigm Publishers, 2012.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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01 | 2025 / 1 | 15 | 3 |
Educação (Doutorado) Educação (Mestrado acadêmico) Horários
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ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO Professor responsável pela turma |