Nome da Atividade
L.D.: GERENCIALISMO E POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO
CÓDIGO
17350259
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A leitura dirigida aborda o tema do Gerencialismo e das Políticas de Responsabilização, adotando como temáticas centrais a Gestão, o Currículo e o Trabalho Docente. Percorre os principais estudos sobre o tema a fim de problematizar as atuais políticas educativas, baseadas nas avaliações em larga escala, nos testes padronizados, nas políticas de bonificação e de accountability.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

Introdução para apresentação do trabalho4

Gerencialismo, Privatização e Políticas de Responsabilização8

A Gestão, o Currículo e o Trabalho Docente

Avaliações em larga escala, Testes padronizados (PISA, SAEB, ENEM) e Accountability8

GERM – Global Education Reform Movement e a padronização curricular

BNCC – Base Nacional Comum Curricular e controle curricular

Plataformização, Datificação, Políticas de controle sobre o Trabalho Docente

Privatização na educação, nova Filantropria e atores sociais

Seminário síntese das discussões e Avaliação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALL, Stephen J. Mainardes, Jefferson. Políticas Educacionais - questões e dilemas. São Paulo:Cortez Editora, 2011. Cap.7 - Discursos da reforma educacional no Reino Unido e nos Estados Unidos e o trabalho dos professores - Meg Maguire e Stephen Ball p. 175-192. Cap.8 - Do modelo de gestão do “Bem-Estar Social” ao “novo gerencialismo”: mudanças discursivas sobre gestão escolar no mercado educacional. - Sharon Gewirtz e Stephen Ball, p.193-221. Cap. 10 - Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo - Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo BALL, Stephen J. Novos Estados, nova governança e nova política educacional. In: Apple, M.W., Ball, S.J. e Gandin, L.A. (org.) Sociologia da Educação - análise internacional. Porto Alegre : Penso, 2013. BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. BROOKE, Nigel (org.). Marcos Históricos na reforma da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012
  • DARDOT, P.; LAVAL, C. A Nova Razão do Mundo - Ensaio sobre a Sociedade Neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016. 402 p. LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004. RAVICH, Diane. Vida e Morte do grande sistema escolar americano - como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011. ZANTEN, Agnés Van (coord.) Dicionário de Educação. Petrópolis : Editora Vozes, 2011. Verbetes: Teorias da avaliação p. 67 Avaliação das políticas educativas p.74 Regulação dos sistemas educacionais p.688

Bibliografia Complementar:

  • BALL, Stephen J. The education debate. Bristol : The Policy Press, 2009. BALL, Stephen J. Global Education Inc. - new policy networks and the neo-liberal imaginary. New York: Routledge, 2012. BALL, Stephen J. and Junemann, Carolina. Networks, new governance and education. Bristol: The Policy Press, 2012. DARLING-HAMMOND, Linda. Getting Teacher Evaluation Right - what really matters for effectiveness and improvement. New York : Teachers College Press, 2013. RAVICH, Diane. Reign of error. The Hoax of the privatization movement and the danger to America's Public Schools. New York: Alfred Knopf, 2013. SAHLBERG, Pasi. Finnish Lessons - what can the world learn from educational change in Finland? New York: Teachers College Press, 2011. SALTMAN, Kenneth J. The failure of corporate school reform. Boulder: Paradigm Publishers, 2012.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
01 2025 / 1 15 3 Educação (Doutorado)
Educação (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO
Professor responsável pela turma

Página gerada em 09/03/2025 19:13:23 (consulta levou 0,078029s)