Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA DE PESQUISA
CÓDIGO
17350295
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Análise das condições da prática acadêmico-escolar e social presentes no contexto experiencial dos alunos através de: estudo das concepções teóricas que procuram explicar a realidade, o trabalho docente e o campo científico do agistério; o espaço e a temporalidade como elementos definido-definidores da prática educativa; o currículo, a estrutura social e as concepções de conhecimento; análise dos elementos básicos de ensino; os sujeitos, o conhecimento e as relações pedagógicas; o paradigma do ensino com pesquisa como espaço de produção social, acadêmica e escolar.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Correntes e tendências teóricas na Educação
2. Trabalho e formação docente: concepções e análises contemporâneas
3. A prática educativa e a prática de pesquisa: relações entre escola e universidade
4. Currículo e concepções de conhecimento
2. Trabalho e formação docente: concepções e análises contemporâneas
3. A prática educativa e a prática de pesquisa: relações entre escola e universidade
4. Currículo e concepções de conhecimento
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
- DESCARTES, Réne. Discurso do método: regras para a direção do espírito. Porto Alegre: Martin Claret, 2003.
- DINIZ, Débora. Carta de uma orientadora. Sobre Pesquisa e Escrita Acadêmica. Brasília: Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2024.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo. Paz e Terra, 2019.
- GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó/SC: Argos, 2012.
- HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro: Sociedade, percepção e comunicação hoje. Petrópolis/RJ, Vozes, 2022.
- KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas.12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
- MEIRIEU, Philippe. A Pedagogia ente o Dizer e o Fazer. A coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
- MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Epistemologias do século XX: Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan, Bachelard, Toulmin, Feyerabend, Maturana, Bohm, Bunge, Prigogine, Mayr. São Paulo: EPU, 2011.
- NOVAES, Adauto (Org.). Mutações: A experiência do pensamento. São Paulo: EdiçõesSESC/SP, 2010.
- SACRISTÁN, José Gimeno; PEREZ GOMEZ, Ángel I. Educar por Competências: O que há de Novo? Porto Alegre: Artmed, 2011
- PÉREZ GÓMEZ, A. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2021.