Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE PESQUISA I
CÓDIGO
17350296
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Pretende desenvolver estudos mais aprofundados sobre conhecimento e ciência, seus fundamentos epistemológicos, ontológicos e históricos destacando os paradigmas que sustentam as principais tendências de pesquisa no campo das ciências sociais e humanas, as condições que regem a produção do conhecimento e os processos de sua legitimação.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Ciência e sociedade: contextos, conhecimentos e ideologias
2. Correntes e tendências teóricas na Educação
3. Pesquisa em Educação: dimensões éticas, estéticas e políticas
4. Produção de conhecimento: autonomia, autoria e legitimação na prática científica
2. Correntes e tendências teóricas na Educação
3. Pesquisa em Educação: dimensões éticas, estéticas e políticas
4. Produção de conhecimento: autonomia, autoria e legitimação na prática científica
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
- BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
- DALBOSCO, Cláudio Almir. Educação e condição humana na sociedade atual: formação humana, formas de reconhecimento e intersubjetividade de grupo. Curitiba: Appris, 2021.
- DESCARTES, Réne. Discurso do método: regras para a direção do espírito. Porto Alegre: Martin Claret, 2003.
- GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
- HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e Interesse. São Paulo: Ed. UNESP, 2014.
- GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó/SC: Argos, 2012.
- KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas.12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
- MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Epistemologias do século XX: Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan, Bachelard, Toulmin, Feyerabend, Maturana, Bohm, Bunge, Prigogine, Mayr. São Paulo: EPU, 2011.