Nome da Atividade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL, GÊNERO E SEXUALIDADE
CÓDIGO
17350306
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
68
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Este módulo aborda os processos de aprendizagem em ambientes escolares inclusivos, a educação especializada/especial/integração e inclusão, bem como os recursos didático-metodológicos pertinentes ao trabalho de Educação para sexualidade e para equidade de gênero. Interfaces entre gênero e orientação sexual. Considera, também questões relativas ao Preconceito, à discriminação, à diferença, à alteridade e identidades culturais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Contextualizar os processos de aprendizagem em ambientes escolares inclusivos, a educação especializada/especial/integração e inclusão, bem como, objetiva debater sobre os recursos didático-metodológicos pertinentes ao trabalho de Educação para sexualidade e para equidade de gênero. Interfaces entre gênero e orientação sexual. Preconceito, discriminação, diferença, alteridade, identidades culturais.Conteúdo Programático
I – Inclusão e Diversidade na escola
- O que é e para que serve a Inclusão.
- Inclusão X integração
- Deficiência ou Dificuldade de aprendizagem?
II – Recursos didáticos-pedagógicos para inclusão
- Plano individualizado
- Adequações curriculares
- Atendimento Educacional Especializado
III – Gênero
- Conceito de gênero
- Relações de gênero no ambiente escolar
- Violência de gênero
IV – Sexualidades
- Diversidade sexual
- Diversidade sexual na escola
- Sexismo e homofobia na prática educativa
- O que é e para que serve a Inclusão.
- Inclusão X integração
- Deficiência ou Dificuldade de aprendizagem?
II – Recursos didáticos-pedagógicos para inclusão
- Plano individualizado
- Adequações curriculares
- Atendimento Educacional Especializado
III – Gênero
- Conceito de gênero
- Relações de gênero no ambiente escolar
- Violência de gênero
IV – Sexualidades
- Diversidade sexual
- Diversidade sexual na escola
- Sexismo e homofobia na prática educativa
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos. Relações de gênero na escola. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
- BRASIL (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão, v.4, n.1, p. 7-17, 2008.
- BRASIL, LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm > BRASIL (2016).
- CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva. Com os pingos nos “is”. 3.ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
- CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
- JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
- LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. 13. Ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Bibliografia Complementar:
- LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- MANTOAN, M.T. E. Integração x inclusão: Escola (de qualidade) para todos, 1993. Disponível em:http://styx.nied.unicamp.br/todosnos/acessibilidade/textos/revistas/IntegInclusaoEscolaParaTodos.rtf/
- MORENO, Montserrat. Como se ensina a ser menina. O sexismo na escola. São Paulo: Moderna, 1999.
- PEREIRA, Maria Elisabete, et al. (Org.). Gênero e diversidade na escola: formação de professores/as em gênero, orientação sexual e relações étnico- raciais. Livro de Conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESQ; Brasília: SPM, 2009.
- STAINBACK, S. & STAINBACK, W. Inclusão - Um guia para Educadores. Trad. M. Lopes. Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 21-34.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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01 | 2025 / 2 | 50 | 44 |
Educação (Especialização) Horários
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GILSENIRA DE ALCINO RANGEL Professor responsável pela turma ALINE ACCORSSI Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL, GÊNERO E SEXUALIDADE | Educação (Especialização) |