Nome da Atividade
DIDÁTICA E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
CÓDIGO
17350362
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
34
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
34
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
68
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina visa atentar à construção do conhecimento nas interações educativas, metodologias ativas, ludicidade, ações cooperativas, com base nas pedagogias ativas no âmbito das atividades escolares, com vistas à interdisciplinaridade.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo geral:Oportunizar a conceituação, a criação e re-criação de possibilidades pedagógicas e construções interativas por oficinas, ludicidade, jogos, brincadeiras dirigidas, recreação e lazer nas escolas, inspirados no pensamento pedagógico das pedagogias participativas.
Objetivo(s) específico(s):
- Apropriar-se dos princípios teórico-metodológicos do ensino baseado na educação progressistas;
- Identificar a ludicidade nas propostas educativas e no currículo com vistas a interdisciplinaridade;
- Experienciar atividades lúdicas, jogos e brincadeiras;
- Construir atividades pedagógicas baseadas nas pedagogias participativas;
- Vivenciar diferentes estratégias de ensino, bem como o trabalho com contextos investigativos, Atêlie, etc
- Compreender e construir projetos de trabalho;
- Organizar plano de ensino com base ações pedagógicas que inspiram-se nas metodologias ativas.
Conteúdo Programático
Unidade 1 – De Tendências à Abordagens Pedagógicas: reflexões acerca das implicações para o estudo da Didática (6 horas-aula)
Unidade 2 - A Ludicidade e os Jogos Pedagógicos (6 horas-aula)
Unidade 3 – Estratégias de Ensino (6 horas-aula)
Unidade 4 - Pedagogia de Projetos (6 horas-aula)
Unidade 5 – Planejamento Escolar (6 horas-aula)
Unidade 6 - Oficinas Pedagógicas (6 horas-aula)
Unidade 2 - A Ludicidade e os Jogos Pedagógicos (6 horas-aula)
Unidade 3 – Estratégias de Ensino (6 horas-aula)
Unidade 4 - Pedagogia de Projetos (6 horas-aula)
Unidade 5 – Planejamento Escolar (6 horas-aula)
Unidade 6 - Oficinas Pedagógicas (6 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTRO, Amelia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (orgs.) Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. 2ed. São Paulo: Cengage- Learning, 2018.
- FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Didática e Interdisciplinaridade na Educação. 8 ed. Campinas: Papirus, 2003, p. 10 - 30. Disponível em: https://goo.gl/IqQcP3
- HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ed. Porto Alegre, Artes médicas. 1998
- OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTTO, T. M.; PINAZZA, M. A. Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: ArtMed, 2007.
- THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 39 set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/?format=pdf&lang=pt
- VEIGA, Ilma Passos A. (org). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.
Bibliografia Complementar:
- BARBOSA, Maria Carmen Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
- BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2001.
- MATTOS, Luiz Otávio Neves. Professoras primárias x atividades lúdico-corporais: esse jogo vai para prorrogação. Campinas: Autores Associados, 2006.
- ZABALA, Antonio. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DIDÁTICA E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO | Educação (Especialização) |