Nome da Atividade
MÚSICA E EDUCAÇÃO ESTÉTICO AMBIENTAL (EEA) NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CÓDIGO
17350363
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
17
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
17
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
34
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Objeto, finalidade, metodologias e referenciais da Música e da EEA. Música na Educação Básica. Fundamentação estético-ambiental na formação de profissionais da educação. O papel da Música e da EEA na Educação. Sensibilização estético-ambiental. Oficinas de Criação Coletiva.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Estudar conteúdos da formação pedagógico-musical e desenvolver a compreensão da dimensão do sensível na formação humana integral por meio da Educação Estético-Ambiental.

Objetivo(s) específico(s):
Conhecer teorias e experienciar metodologias do fazer musical, envolvendo composição, execução e fruição; desenvolver a sensibilidade relacionada ao contexto socioambiental; discutir práticas educativas para o desenvolvimento musical e estético-ambiental.

Conteúdo Programático

UNIDADE I: A música na Educação Básica (12 horas-aula)
1. Fundamentos da educação musical
2. A música na escola: atividade acessória e experiência necessária

UNIDADE II – Aprendizagem musical (6 horas-aula)
1. O desenvolvimento musical da criança
2. Metodologia da educação musical

UNIDADE III – Educação Estético-Ambiental (EEA) (6 horas-aula)
1. Fundamentos da EEA
2. Educação do sensível

UNIDADE IV – Música e Educação Estético-Ambiental (6 horas-aula)
1. Interfaces entre Música e EEA

UNIDADE V – Oficinas de criação musical e EEA (6 horas-aula)
1. Oficina de composição, performance e apreciação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ÁLVAREZ, Lurima Estevez. La Educacióna Estético-Ambiental. La Habama: Editora Universitária Félix Varela, 2019. BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Editora Peirópolis, 2003. ESTÉVEZ, Pablo René. Los Colores del Arco Iris. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2008. ESTÉVEZ, Pablo René. La Educación Estético-Ambiental: un imperativo de la sociedad contemporánea. La Habana: Editorial Universitária Félix Varela, 2022. ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: Intersaberes, 2013. SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula et al. Experiências didático-pedagógicas com educação estético-ambiental na formação acadêmico-profissional. 1.ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020

Bibliografia Complementar:

  • BASTIÃO, Zuraida Abud. Apreciação musical expressiva: uma abordagem para a formação de professores de música da educação básica. Salvador: EDUFBA, 2014. DELALANDE, François. A música é um jogo de criança. 1. Ed. São Paulo: Editora Peirópolis, 2019. ESTÉVEZ, Pablo René; ESTEVEZ ÁLVAREZ, Lurima. La educación estética en la perspectiva transdisciplinar. La Abama: Editora Universitária Félix Varela, 2018. ILARI, Beatriz; BROOK, Angelita (Orgs). Música e educação infantil. Campinas: Papirus, 2013. SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo.As ideias estéticas de Marx. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1968. SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Convite à Estética. Trad. Gilson Batista Soares. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. (Trad.) Marisa de O. Fonterrada, Magda R. Gomes, Maria Lucia Pascoal. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp. 2011. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MÚSICA E EDUCAÇÃO ESTÉTICO AMBIENTAL (EEA) NA EDUCAÇÃO BÁSICA Educação (Especialização)

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