Nome da Atividade
PRÁTICA ORIENTADA VII : DOCÊNCIA EM OUTRAS MODALIDADES EDUCATIVAS
CÓDIGO
17360112
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conhecimento e processos de ensino e aprendizagem em contextos de EJA, da Educação do campo, da Educação Popular, da Educação Integral e dos Espaços socioeducativos. Conhecimento do contexto social da escola ou instituição educativa: entorno social; corpo
docente e discente, comunidade local. Observação das atividades educativas desenvolvidas. Análise de práticas educativas. Planejamento e desenvolvimento de situações educativas. Projetos de extensão relacionados: Falando em Educação: Fazendo história na e com a FaE (4609); D´Generus: Núcleo de Estudos e Pesquisas Feministas e de Gênero (1837); Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (4062).

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar propostas educativas e planejar situações educativas. Desenvolver atividades de observação e docência em contextos de Educação de jovens e adultos (EJA), de Educação do Campo, em Espaços socioeducativos, de Educação Popular e de Educação Integral.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBUQUERQUE, Eliane Borges Correia de. Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. 3ed. São Paulo: Autêntica, 2007.
  • MARTINS, Aracy Alves. Territórios educativos na educação do campo. Escola, comunidade e movimentos sociais. São Paulo: Autêntica, 2012.
  • RIBEIRO, Vera Maria Masagão (coord.) Educação de jovens e adultos: proposta curricular para o 1 segmento do ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa, 1997.

Bibliografia Complementar:

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • CALDART, Roseli Salete. (org.) Caminhos para transformação da escola: reflexões desde práticas da licenciatura em educação do campo. São Paulo: Expresso Popular, 2010.
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de (org.) Escola: espaço de projeto político-pedagógico. 17ed. Campinas: Papirus, 2014.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICA ORIENTADA V: DOCÊNCIA EM OUTRAS MODALIDADES EDUCATIVAS Pedagogia (Licenciatura)

Página gerada em 15/11/2024 00:07:12 (consulta levou 0,125867s)