Nome da Atividade
FOLCLORE E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360162
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo do Folclore e suas diferentes manifestações (fatos), bem como suas relações com a educação através de estudos teóricos e de oficinas e ações práticas envolvendo a produção de material pedagógico para Educação Infantil, para os anos iniciais do Ensino Fundamental e para EJA.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer o folclore e suas diferentes manifestações (fatos). Estudar a relação entre Folclore e Educação e entre Folclore, linguagens, sabedoria popular e memória. Participar de oficinas de atividades folclóricas e de elaboração de materiais didáticos. Organizar oficinas de produção de materiais e mostras de trabalhos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANTOLOGIA Ilustrada do folclore brasileiro [Coleção]. 2. ed. São Paulo: EDIGRAF, 1963. 8.v. (Série Estória e Lendas)
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Folclore. São Paulo, editora brasiliense, 1982
  • CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global, 2012. 756 p
  • CASCUDO, Luís da Câmara. Antologia do folclore brasileiro. Vol. 1. 9. ed. São Paulo: Global, 2003. 323 p.
  • COMISSÃO NACIONAL DE FOLCLORE. Carta do Folclore brasileiro. VIII Congresso Brasileiro de Folclore, 12 a 16 de dezembro de 1995. Salvador, Bahia: [s.e.], 1995.

Bibliografia Complementar:

  • FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTE (BRASIL); INSTITUTO NACIONAL DE FOLCLORE. Atlas folclórico do Brasil: artesanato, danças e folguedos – Espírito Santo. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1982. 93 p.
  • CARVALHO NETO, Paulo de. Folclore e educação. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981. 245 p.
  • TATIT, Ana; LOUREIRO, Maristela. Festas e danças brasileiras. São Paulo: Melhoramentos, 2016.

Página gerada em 22/11/2024 04:39:07 (consulta levou 0,066161s)