Nome da Atividade
PEDAGOGIA TRIANGULAR
CÓDIGO
17360165
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A Epistemologia triangular se insere no contexto geocultural que interconecta três continentes. Aí está a tridimensionalidade das relações étnico-raciais que perfazem a legislação e o contexto sócio-filosófico do povo brasileiro. A reconfiguração da noção de “américa” reúne as matizes histórico-culturais e etnográficas que compõem a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao contexto atual. As três esferas: a) uma gramática pluridimensional que permita a abertura a novas experiências, isto é, a educação da razão filosófica em reconhecer a diferença; b) o reconhecimento das origens dos “filosofares” americanos; c) perspectiva convivial e hospitaleira com as diferentes “gentes” em seus diversos espaços, pautando-se nesse reconhecimento do outro como autor e/ou coautor de mundos da vida.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar o modelo conceitual da Epistemologia Triangular em vistas a legislação que trata das Relações Étnico-Raciais;
Compreender a noção de geoculturalidade como meio de interconexão das práticas educativas de uma epistemologia que possa dar conta da perspectiva afro-ibérica e ameríndia;
Elencar atividades a serem realizadas com o fim de realçar as Relações Étnico-Raciais nas licenciaturas, sejam elas relacionadas com referências bibliográficas e online, assim como documentários, filmes, músicas, publicações em revistas especializadas, periódicos etc.
Realizar atividade prática, seja na forma de coleta de dados ou Jornada de extensão sobre a Pedagogia Triangular, consagrando a integralidade da tridimensionalidade ensino-pesquisa-extensão.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GRUNER, Eduard. La oscuridad y las luces. Capitalismo, cultura y revolución. Buenos Aires: Edhasa, 2010.
  • HONNETH, A. Patologías de la razón. Historia e actualidad de la teoría crítica. Buenos Aires: Katz Editores, 2009.
  • KUSCH , Rodolfo. Geocultura do homem americano. Disponível em: https://ifdc6mjuj.infd.edu.ar/aula/archivos/repositorio//500/534/Rodolfo%20Kusch%20GEOCULTURA_HOMBRE_AMERICANO.pdf
  • PIZZI, J. Os elementos etnoculturais de uma pedagogia triangular: o caminho para a hospitalidade convivial. In: Revista Educação Pública: Cuiabá, V. 27, N. 65/2, maio/agosto de 2018a, p. 657-673.
  • RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [et al.]. 4ª reimp. Campinas, SP: Unicamp, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • ASTRAIN, Ricardo Salas. Ética intercultural (re) leituras do pensamento latinoamericano. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2010.
  • BERTEN, André. Filosofia Social: a responsabilidade social do filósofo. São Paulo: Paulus, 2004.
  • LAKATOS, Imre. La metodología de los programas de investigación científica. Madrid: Alianza Editorial S. A, 1989.
  • OLMEDO, Alejandro Moreno. El aro y la trama: episteme, modernidad y Pueblo. Ediciones UCSH: Santiago – Chile, 2006.
  • RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro. 2 ed. 7ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

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