Nome da Atividade
ESTUDOS SOBRE GÊNERO E TRABALHO FEMININO
CÓDIGO
17360166
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina aborda diversos conceitos e categorias de análise na intenção de uma apropriação do campo teórico que trata da participação das mulheres no mundo do trabalho, a partir de um ponto de vista histórico, social, econômico e político. Com esse intuito, a disciplina é composta dos seguintes tópicos:
I – História das mulheres no ocidente
II – Estudos de gênero e feminismos
III – Mulheres e trabalho
IV – Trabalho feminino e interseccionalidades
V – Trabalho feminino e pandemia

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar uma aproximação com a temática de gênero, a partir da apropriação de referenciais advindos da teoria feminista, tendo como destaque aspectos referentes a participação das mulheres no mundo do trabalho. Dessa forma, pretende-se: a) possibilitar que xs discentes se apropriem da construção acadêmica que compõe o campo teórico da produção feminista; b) possibilitar que os estudantes reflitam sobre suas próprias trajetórias de vida e de trabalho, incorporando essas reflexões em seus processos de formação; e, c) contribuir para a construção de outro olhar sobre a concepção de trabalho, que possa incluir as diversas atividades exercidas pelas mulheres.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1979. 383 p.
  • ANTUNES, Ricardo L. C. O continente do labor. São Paulo: Boitempo, 2011. 175 p.
  • FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs.). A experiência do trabalho e a educação básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010. 133 p.

Bibliografia Complementar:

  • ANTUNES, Ricardo L. C. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2015. 285 p.
  • CIAVATTA, Maria; REIS, Ronaldo Rosas (Org.). A pesquisa histórica em trabalho e educação. Brasília, DF: EDUA, 2010. 200 p.
  • COLLING, Ana Maria. Tempos diferentes, discursos iguais: a construção histórica do corpo feminino. Dourados: UFGD, 2014. 114 p.
  • PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2008. 190 p.
  • SILVA, Márcia Alves da; MEIRA, Mirela Ribeiro (Org.). Mulheres trabalhadoras: olhares sobre fazeres femininos. Pelotas: Ed. da UFPel, 2012. 259 p.

Página gerada em 22/11/2024 05:02:41 (consulta levou 0,064735s)