Nome da Atividade
PENSAMENTO PEDAGÓGICO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO
CÓDIGO
17360168
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina Pensamento Pedagógico Clássico e Contemporâneo tem como escopo discutir as biobibliografias de pedagogas e pedagogos clássicos e contemporâneos e identificar os fundamentos que subsidiam suas pedagogias. A problematização sobre as contribuições teórico-metodológicas das pedagogias clássicas e contemporâneas para os processos educativos na hodiernidade integra, ainda, o conteúdo da disciplina. Serão objeto de estudo, especialmente, as pedagogias de Jean-Jacques Rousseau, Anton Makarenko, Nadezhda Krupskaya, Maria Montessori, Célestin Freinet, Maria Teresa Nidelcoff, Nísia Floresta Brasileira Augusta, Paulo
Freire, Nilma Lino Gomes e Dermeval Saviani. Outras pedagogias, no âmbito das perspectivas clássicas e contemporâneas, também poderão ser discutidas no desenvolvimento do componente curricular.

Objetivos

Objetivo Geral:

Reconhecer as biobibliografias de Jean-Jacques Rousseau, Anton Makarenko, Nadezhda Krupskaya, Maria Montessori, Célestin Freinet, Maria Teresa Nidelcoff, Nísia Floresta Brasileira Augusta, Paulo Freire, Nilma Lino Gomes, Dermeval Saviani, bem como outras pedagogias clássicas e contemporâneas.
Identificar os fundamentos que estruturam as pedagogias clássicas e contemporâneas que são objeto de estudo no componente curricular.
Problematizar os contributos das pedagogias clássicas e contemporâneas para os processos
educativos na atualidade.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  • MAKARENKO, Anton Semionovich. Poema pedagógico. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
  • MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. Trad. Gaetano Lo Monaco.13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
  • ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Editora Ática, 2008.
  • GOMES, Nilma Lino; ABRAMOWICZ, Anete. Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. São Paulo: Autêntica, 2010. [recurso online – Pergamum/Repositório Institucional da UFPel – disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/]
  • NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. 37. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
  • SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker F. Freinet: evolução histórica e atualidades. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1994.
  • SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 26. ed. Campinas: Autores Associados, 1992.

Página gerada em 14/11/2024 23:19:44 (consulta levou 0,066653s)