Nome da Atividade
S.A.: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL E PELOTAS II
CÓDIGO
17360179
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Análise e processos de constituição da educação no período republicano até os anos finais do século XX. Abordagem a respeito da consolidação do modelo educacional castilhista e borgista e seus reflexos na sociedade sul-rio-grandense. A relevância das Escolas Complementares no Rio Grande do Sul e Pelotas. A estruturação dos Grupos Escolares e a pedagogia da Escola Nova. A administração de Flores da Cunha e Leonel Brizola. Estudos sobre o saber escolar, as práticas constituídas no espaço escolar. Estudos pontuais de algumas instituições escolares em Pelotas, casos dos Colégios Gonzaga, Pelotense, Santa Margarida e São José.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
I - O período republicano: os governos de Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros 16 horas-aula
II - A Escola Complementar e os Grupos Escolares 13 horas-aula
III - A influência do positivismo 13 horas-aula
IV - A Era Vargas e a Escola Nova 13 horas-aula
V - As últimas décadas do século XX 13 horas-aula
II - A Escola Complementar e os Grupos Escolares 13 horas-aula
III - A influência do positivismo 13 horas-aula
IV - A Era Vargas e a Escola Nova 13 horas-aula
V - As últimas décadas do século XX 13 horas-aula
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AMARAL, Giana Lange do. Gatos Pelados X Galinhas Gordas: desdobramentos da educação laica e da educação católica na cidade de Pelotas
- CORTÉS, Carlos E. Política Gaúcha (1930/1964). Porto Alegre: EdiPuc, 2007.
- GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi; ALMEIDA, Dóris (Org). Colégios Elementares e Grupos Escolares no Rio Grande do Sul: memórias e cultura escolar – século XIX e XX. São Leopoldo: Oikos Editora, 2016.
- PERES, Eliane. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir - a escola como oficina da vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha (1909-1959). São Leopoldo: Oikos, 2020.
- TAMBARA, Elomar. Positivismo e Educação: a educação no Rio Grande do Sul sob o castilhismo. Pelotas: Editora Universitária, 1995.