Nome da Atividade
S.A.: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
CÓDIGO
17360180
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina realiza estudos no âmbito da História da Educação Brasileira em diferentes períodos de sua constituição, tendo por base a relação Estado, Educação e Sociedade, privilegiando aspectos que envolvem as relações políticas, institucionais, culturais e pedagógicas
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
A educação brasileira e sua periodização 10 horas-aula
A educação no período colonial 12 horas-aula
A educação no período imperial 12 horas-aula
A educação no período republicano 26 horas-aula
Avaliação e discussão da disciplina 08 horas-aula
A educação no período colonial 12 horas-aula
A educação no período imperial 12 horas-aula
A educação no período republicano 26 horas-aula
Avaliação e discussão da disciplina 08 horas-aula
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARVALHO, Laerte Ramos de. A educação brasileira e sua periodização. Revista Brasileira de História da Educação. SBHE. Julho/dezembro. 2001. nº 2. p. 137 a 152.
- FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane Marta; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cyntia G..500 anos de educação no Brasil . Belo horizonte: Autêntica, 2000. 2ª ed.
- FARIA FILHO, Luciano Mendes. Pesquisa em história da educação: perspectivas de análise, objetos e fontes. Belo Horizonte: HG edições, 1999. p. 9 a 24.
- FÁVERO, Osmar (org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
- HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
- NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na primeira república. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
- Revista Brasileira de História da Educação. SBHE Revista de História da Educação. ASPHE/UFPel.
- SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. Campinas. SP: Autores Associados, 2004. p. 9 a 57.1.
- SAVIANI, D.. Educação Brasileira: estrutura e sistema, 12ª ed. revista, com novo prefácio. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 2021. v. 1. 192p.
- SAVIANI, D.. História das ideias pedagógicas no Brasil, 6ª ed. revista e ampliada com índices remissivos e novo prefácio. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2021. v. 1. 528p.
- SAVIANI, D.. A Pedagogia no Brasil: história e teoria, 3ª edição revista. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2021. v. 1. 240p
- SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, Vera T.; ALMEIDA, Jane S. O legado educacional do século XIX. Araraquara: UNESP, 1998.
- STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. (orgs). Histórias e memórias da educação no Brasil, vol II: séc. XIX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. vol. 1,2,3. SCHWARCZ, Lilia Moritz, STARLING, Heloísa Murgel.Brasil: uma biografia. São Paulo. Companhia da Letras, 2018.