Nome da Atividade
S.A.: A MODERNIZAÇÃO EDUCATIVA NO BRASIL REPUBLICANO
CÓDIGO
17360183
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A disciplina estudo o processo de modernização educativa que ocorre no Brasil, no contexto Republicano, buscando destacar aspectos legais, institucionais, organizacionais e pedagógicos bem como a atuação de intelectuais neste contexto

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Aspectos da história do Brasil republicano 15 horas-aula
A modernização educacional republicana 15 horas-aula
O Movimento da Escola Nova e intelectuais 15 horas-aula
As reformas educacionais e as instituições escolares 15 horas-aula
Avaliação e discussão da disciplina 08 horas-aula

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALVES, Claudia. Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação. In: Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 27- 55, jan./abr. 2019.
  • BARROS, José D´Assunção. O Projeto de pesquisa em história: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
  • BARROS, José D´Assunção. Fontes históricas. Petrópolis, RJ:Vozes, 2019.
  • BOUTIER, Jean [e] JULIA, Dominique (org.). Passados recompostos: campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora UFRJ:Editora FGV, 1998.
  • BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. 2ºed. São Paulo: UNESP, 1992.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Molde Nacional e Fôrma Cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação de Educação (1924-1931). Bragança Paulista, SP: EDUSF, 1998
  • CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
  • FARGE, Arlete. O sabor do arquivo. Editora EDUSP, 2009
  • GUIMARÃES, Valéria. Entrevista com Roger Chartier - Representações das práticas, práticas da representação. História. (São Paulo), v.40, 2021, p. 1 a 11.
  • LE GOFF, Jacques. História e Memória. 7ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2013.
  • MAGALHÃES, Justino Pereira de; BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro. Os intelectuais e a educação – abordagem histórica e biográfica. In: Revista Educação em Questão. Natal, v. 54, n. 41, p. 61-85, maio/ago. 2016
  • NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na primeira república. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogério. Nova História em Pespectiva. Cosac & Naify. São Paulo, 2011.
  • PINSKY, Carla Bussanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo.Contexto, 2005
  • REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO. SBHE – Sociedade Brasileira de História da Educação. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados.
  • REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. ASPHE. Associação Sul-riograndense de História da Educação. Porto Alegre. Editora da UFRGS.
  • REVISTA CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Uberlândia. Editora EPUb
  • RICOUER Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campina, SP. Editora UNICAMP, 2007

Página gerada em 09/03/2025 19:22:02 (consulta levou 0,076342s)