Nome da Atividade
S.A.: HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS II
CÓDIGO
17360189
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Estudo do pensamento educacional e intencionalidades educativas (com destaque para a investigação das origens, desenvolvimento, impasses etc) presentes na história da humanidade, tomando como referência idéias de autores como Locke, Rousseau, Marx, Durkheim, Dewey, Paulo Freire e outros a serem selecionados.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Unidade I - Introdução à História das Ideias Pedagógicas Contemporâneas 04 horas-aula
Unidade II - Pensamento educacional marxista e crítico 20 horas-aula
Unidade III - Pensamento educacional crítico-reflexivo 20 horas-aula
Unidade IV - Pensamento educacional contemporâneo 24 horas-aula
Unidade II - Pensamento educacional marxista e crítico 20 horas-aula
Unidade III - Pensamento educacional crítico-reflexivo 20 horas-aula
Unidade IV - Pensamento educacional contemporâneo 24 horas-aula
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
- LOCKE, John. Pensamientos sobre la educación. Madrid: Akal, 1986.
- O texto está traduzido (em parte) e publicado em Cadernos de Educação da Faculdade de Educação (Números: 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24).
- ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação: Livros IV e V. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1992.
- SUCHODOLSKI, Bogdan. La Educación humana del hombre. Barcelona/Espanha: Editorial Laia, 1977.
- CARVALHO, Marcelo; FIGUEIREDO, Vinicius (Orgs.). Filosofia contemporânea: Deleuze, Guattari e Foucault. São Paulo: ANPOF, 2013. p.123-133.
- FREITAG. Barbara. A Teoria Crítica: ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense. 1993.
- MATOS, Olgária. A Escola de Frankfurt: luzes e sombras do Iluminismo. São Paulo: Moderna, 1993. STRECK, Danilo (Org.). Fontes da Pedagogia Latino-Americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. Capítulo 1: Pensamento pedagógico em nossa América: uma introdução. p. 19-35.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
- RÖHRS, Hermann. Maria Montessori. Organização e Tradução: Danilo Di Manno de Almeida e Maria Leila Alves. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
- GUSDORF, Georges. Professores, para quê? São Paulo: Moraes, 1978.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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01 | 2025 / 1 | 20 | 5 |
Educação (Doutorado) Educação (Mestrado acadêmico) Horários
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NEIVA AFONSO OLIVEIRA Professor responsável pela turma |