Nome da Atividade
S.A.: HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS II
CÓDIGO
17360189
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudo do pensamento educacional e intencionalidades educativas (com destaque para a investigação das origens, desenvolvimento, impasses etc) presentes na história da humanidade, tomando como referência idéias de autores como Locke, Rousseau, Marx, Durkheim, Dewey, Paulo Freire e outros a serem selecionados.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade I - Introdução à História das Ideias Pedagógicas Contemporâneas 04 horas-aula
Unidade II - Pensamento educacional marxista e crítico 20 horas-aula
Unidade III - Pensamento educacional crítico-reflexivo 20 horas-aula
Unidade IV - Pensamento educacional contemporâneo 24 horas-aula

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
  • LOCKE, John. Pensamientos sobre la educación. Madrid: Akal, 1986.
  • O texto está traduzido (em parte) e publicado em Cadernos de Educação da Faculdade de Educação (Números: 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24).
  • ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação: Livros IV e V. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1992.
  • SUCHODOLSKI, Bogdan. La Educación humana del hombre. Barcelona/Espanha: Editorial Laia, 1977.
  • CARVALHO, Marcelo; FIGUEIREDO, Vinicius (Orgs.). Filosofia contemporânea: Deleuze, Guattari e Foucault. São Paulo: ANPOF, 2013. p.123-133.
  • FREITAG. Barbara. A Teoria Crítica: ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense. 1993.
  • MATOS, Olgária. A Escola de Frankfurt: luzes e sombras do Iluminismo. São Paulo: Moderna, 1993. STRECK, Danilo (Org.). Fontes da Pedagogia Latino-Americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. Capítulo 1: Pensamento pedagógico em nossa América: uma introdução. p. 19-35.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  • RÖHRS, Hermann. Maria Montessori. Organização e Tradução: Danilo Di Manno de Almeida e Maria Leila Alves. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
  • GUSDORF, Georges. Professores, para quê? São Paulo: Moraes, 1978.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
01 2025 / 1 20 5
Educação (Doutorado)
Educação (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
NEIVA AFONSO OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

Página gerada em 09/03/2025 19:48:48 (consulta levou 0,088953s)