Nome da Atividade
				L.D.: INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM AUTISMO E OUTRAS DEFICIÊNCIAS
				CÓDIGO
				17360192
				Carga Horária
				68 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
A disciplina visa oportunizar aos alunos a leitura de textos legais e artigos acadêmicos nacionais e internacionais relacionados à área de inclusão escolar de estudantes com autismo e outras deficiências. Oferece a discussão aprofundada, bem como orientação de leitura, análise e estratégias de estudo de tópicos específicos em torno da temática relacionados a linha de pesquisa ou objeto de dissertação do aluno, abordando bibliografias selecionadas pelo professor em conjunto com os alunos.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Unidade 1: Pesquisa em educação especial: aspectos metodológicos (17 horas-aula)
Unidade 2: Causas do autismo: perspectivas e estudos atuais (17 horas-aula)
Unidade 3: Intervenções para o autismo: discussões atuais sobre práticas baseadas e não baseadas em evidências (14 horas-aula)
Unidade 4: Plano Educacional Individualizado para estudantes com deficiência (17 horas-aula)
Avaliação parcial e final (3 horas-aula)
					Unidade 2: Causas do autismo: perspectivas e estudos atuais (17 horas-aula)
Unidade 3: Intervenções para o autismo: discussões atuais sobre práticas baseadas e não baseadas em evidências (14 horas-aula)
Unidade 4: Plano Educacional Individualizado para estudantes com deficiência (17 horas-aula)
Avaliação parcial e final (3 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BORGES, A. A. P. (Org.) ; CAMARGO, S. P. H. (Org.) ; VALLE, J. W. (Org.) . PEI - Plano educacional Individualizado para alunos com deficiência. 1a.. ed. Belo Horizonte: Ampla, 2024. 288p .
 - BORGES, A.A. P.; SCHMIDT, C. Desenho universal para aprendizagem: uma abordagem para alunos com autismo na sala de aula. Teias (Rio de Janeiro), v. 22, p. 27-39, 2021.
 - BRASIL. (2015). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei n. 13.146, de 6 de jul. De 2015. Http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
 - DUARTE, M. M. T. A. S.; BORGES, A.A.P. O aluno com deficiência e o direito à diferença. REVISTA VIDERE (ON LINE), v. 16, p. 57-86, 2024.
 - DUARTE, M. M. T. A. S.; BORGES, A.A.P. O aluno com deficiência e o direito à diferença. REVISTA VIDERE (ON LINE), v. 16, p. 57-86, 2024.
 - SCHMIDT, C.; PAULA, C. S. (Org.). Transtorno do Espectro Autista: Pesquisas na saúde e educação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2024. v. 1. 325p.
 - NUNES, DEBORA R. P. ; NUNES SOBRINHO, F. P. ; SCHMIDT, C. Transtorno do Espectro Autista: Proposições das políticas públicas às práticas baseadas em evidências. Archivos analíticos de políticas educativas / Education policy analysis archives, v. 29, p. 1-20, 2021.