Nome da Atividade
S.A.: ESTUDOS NOSDOSCOM OS COTIDIANOS
CÓDIGO
17360224
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Fundamentos político-epistemológicos das pesquisas nosdoscom os cotidianos e suas especificidades. Procedimentos político-metodológicos das pesquisas nosdoscom os cotidianos. As pesquisas nosdoscom os cotidianos e suas relações com outras perspectivas (diálogos e afastamentos). Os estudos e pesquisas nosdoscom os cotidianos voltam-se as maneiras de uso e os conhecimentos das artes do fazer. Ao compreender que os cotidianos se constituem como espaçotempo das sutilezas e malícias de seus/suas praticantes, a teoria encarna as práticas e lógicas do mundo da vida ordinária, rompendo com a cisão entre sujeito e objeto e descortinando as redes de conhecimentos e de tessituras dos conhecimentos em redes. Objetiva-se com o Seminário problematizar as matrizes da Ciência Moderna dando relevo as micro-insurgências ordinárias que fazem valer as rebeldias das práticas políticas cotidianas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Fundamentos politico-epistemológicos das pesquisas nosdoscom os cotidianos e suas especificidades 24 horas-aula
Procedimentos político-metodológicos das pesquisas nosdoscom os cotidianos 22 horas-aula
As pesquisas nosdoscom os cotidianos e suas relações com outras perspectivas (diálogos e afastamentos) 22 horas-aula
Procedimentos político-metodológicos das pesquisas nosdoscom os cotidianos 22 horas-aula
As pesquisas nosdoscom os cotidianos e suas relações com outras perspectivas (diálogos e afastamentos) 22 horas-aula
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, M. C. Por uma ciência que sonha. GALENO, A., CASTRO, G. e SILVA, J. C. (orgs.) Complexidade à flor da pele: ensaios sobre ciência, cultura e comunicação. São Paulo: Cortez, 2003.
- ALVES, N.; OLIVEIRA, I. B. Pesquisa nos/dos/ com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2008.
- CERTEAU, M. de A invenção do cotidiano – 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
- CERTEAU, M. de. ; GIARD, L. e MAYOL, P. A invenção do cotidiano – 2. Habitar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
- FERRAÇO, C. E.; SOARES, M. C. S. ; ALVES, N. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação. 1. ed. Rio de Janeiro/RJ: EdUERJ, 2018. v. 1. 1p .
- OLIVEIRA, I. B. de & ALVES, N. (orgs). Pesquisa nos/dos/ com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2008
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
01 | 2025 / 1 | 7 | 4 |
Educação (Doutorado) Educação (Mestrado acadêmico) Horários
|
MARCIO RODRIGO VALE CAETANO Professor responsável pela turma |