Nome da Atividade
UNIDADE CUIDADO ENFERM. VII - ATENÇÃO BÁSICA / MAT. INFANTIL
CÓDIGO
18880006
Carga Horária
405 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
27
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
7
CRÉDITOS
27
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Avança, Retém,
Infrequente
Ementa
Componente teórico-prático que permite a discussão da saúde na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva do cuidado à mulher, à criança, o contexto da família e da comunidade. Possibilita ao aluno, por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e do uso da epidemiologia, competências e habilidades para planejar, desenvolver e avaliar as ações de promoção da saúde, prevenção da doença e tratamento de agravos à mulher e à criança. As atividades serão desenvolvidas no contexto hospitalar e comunitário, pautando-se em princípios éticos, legais, científicos, e de humanização da assistência.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo GeralDesenvolver as seguintes competências:
• Cuidado às necessidades em saúde com ênfase na mulher, na criança, na família e na comunidade.
• Organização do trabalho em saúde nos cenários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitalar.
• Investigação cientifica.
Objetivo específico
Desenvolver as seguintes habilidades:
• Discute o processo de ensino-aprendizagem, ocorrido durante a vivência prática na UBS, Unidade Obstétrica e Unidade Pediátrica articulado na perspectiva do cuidado à mulher, à criança, à família e a comunidade;
• Compreende e participa do processo de trabalho da equipe, demonstrando iniciativa, cooperação e comunicação;
• Compreende a Enfermagem como parte do trabalho em saúde, pautada em princípios éticos, legais, científicos e de humanização.
• Reconhece e respeita as normas, rotinas e organização na UBS, Unidade Obstétrica e Unidade Pediátrica;
• Realiza registros nos prontuários utilizando a SAE, com clareza e objetividade;
• Apresenta conhecimento técnico-científico para realizar Consulta de Enfermagem nos Programas de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança;
• Realiza a Consulta de Enfermagem na Saúde da mulher com enfoque nas linhas de cuidado: no pré-natal, parto, nascimento e puerpério humanizados, rastreamento do Ca de mama e colo uterino, violência, intercorrências na menopausa e puerpério, planejamento familiar e saúde mental
• Realiza a Consulta de Enfermagem na saúde da criança com enfoque nas Linhas de cuidado: nascimento saudável, desenvolvimento e crescimento, alimentação saudável, doenças prevalentes na infância e violência infantil.
• Reconhece as prioridades no atendimento aos indivíduos, família e comunidade;
• Planeja, desenvolve e avalia as ações de caráter individual e coletivo voltadas para a promoção da saúde, prevenção e tratamento de agravos, considerando a especificidade da mulher, criança, família e comunidade e dos determinantes sociais do processo saúde-doença;
• Promove a qualidade do cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde;
• Realiza procedimentos de enfermagem utilizando medidas de biossegurança e técnicas assépticas e seguras;
• Correlaciona a dinâmica da unidade de internação obstétrica e pediátrica com os demais setores da instituição e com a rede de serviços de saúde;
• Elabora e orienta o plano de alta hospitalar, utilizando o sistema de referência e contra referência;
• Identifica e encaminha situações que necessitam de atendimento complementar, garantindo a integralidade do cuidado;
• Estabelece vínculos e relações de ajuda à mulher, à criança e suas famílias no contexto dos serviços (UBS, Unidades Obstétrica e Pediátrica);
• Articula criticamente os conhecimentos científicos com a prática de cuidado à mulher, recém-nascido, criança e família;
• Socializa o conhecimento científico com o grupo e equipe de saúde;
• Apresenta portfólio atualizado, com clareza nas anotações incluindo buscas em fontes científicas atualizadas e uso da língua portuguesa de forma adequada.
• Apresenta capacidade de fazer e receber critica.
Conteúdo Programático
O componente curricular “Unidade de Cuidado em Enfermagem VII - Atenção Básica e Hospitalar na Área Materno Infantil” será desenvolvido em seis momentos:
1. Teórico: O componente teórico abordará os conhecimentos e fazeres específicos do campo da atenção básica, unidade obstétrica e pediátrica. Os encontros teóricos serão desenvolvidos por meio de aulas expositivas, simulações e dramatizações em sala de aula, seminários e discussões em grupo, com duração de três horas semanais, na sexta feira, totalizando 51h.
2. Prática do Cuidado: Será desenvolvida em quatro cenários, divididos entre a Unidade Obstétrica, Unidade Pediátrica e a Unidade Básica de Saúde, Simulação de acordo com a semana típica do componente curricular. O aluno vivenciará a dinâmica do serviço e o cuidado em saúde sob supervisão de um facilitador. Cada cenário da prática do cuidado terá turnos com 4h de duração, exceto simulação que será de 2h. O total da carga horária de cada cenário prático, UBS, Pediatria e Unidade Obstétrica deverá ser, respectivamente, 136h, 68h, 68h.
3. Síntese da Prática: Será desenvolvida semanalmente em três grupos, com encontros de duas horas de duração, de maneira a problematizar a vivência prática, confrontando-a com os conhecimentos teóricos, totalizando 34h.
4. Caso de Papel: A dinâmica em sala de aula utilizará o caso de papel como disparador para a realização de buscas (instrumentação teórica) pelo discente sobre um tema proposto a ser discutido a partir da formulação conjunta de questões de aprendizagem. Os casos de papel serão desenvolvidos em três grupos, com dois encontros semanais de duas horas, um encontro para abertura e um para o encerramento do caso, totalizando 68h.
5. Portfólio: A construção do portfólio é uma das atividades previstas no campo prático como um balizador para a avaliação. Periodicamente (quinzenalmente) serão realizados feedbacks das atividades a fim de subsidiar a avaliação final. Cada aluno deverá realizar uma articulação de sua vivência com ou nos diferentes cenários (teóricos e práticos) apontando, potencialidades e fragilidades com o propósito de demonstrar as áreas de crescimento.
6. Simulação: As atividades desenvolvidas nos laboratórios serão sustentadas na relação entre o fazer, com a prática de habilidades e o pensamento reflexivo, buscando criar um cenário integrador para o cuidado de enfermagem. Serão realizadas estações de simulação a fim de subsidiar a avaliação final. O aluno deverá participar destas atividades desenvolvendo habilidades técnicas/cognitivas e não cognitivas, relacionando-as ao contexto teórico que as fundamentam, com o propósito de desenvolver capacidade de reflexão crítica e tomada de decisão. A Simulação da prática acontecerá em grupo de 6 a 8 alunos, com encontros semanais de 2h, totalizando 34h.
1. Teórico: O componente teórico abordará os conhecimentos e fazeres específicos do campo da atenção básica, unidade obstétrica e pediátrica. Os encontros teóricos serão desenvolvidos por meio de aulas expositivas, simulações e dramatizações em sala de aula, seminários e discussões em grupo, com duração de três horas semanais, na sexta feira, totalizando 51h.
2. Prática do Cuidado: Será desenvolvida em quatro cenários, divididos entre a Unidade Obstétrica, Unidade Pediátrica e a Unidade Básica de Saúde, Simulação de acordo com a semana típica do componente curricular. O aluno vivenciará a dinâmica do serviço e o cuidado em saúde sob supervisão de um facilitador. Cada cenário da prática do cuidado terá turnos com 4h de duração, exceto simulação que será de 2h. O total da carga horária de cada cenário prático, UBS, Pediatria e Unidade Obstétrica deverá ser, respectivamente, 136h, 68h, 68h.
3. Síntese da Prática: Será desenvolvida semanalmente em três grupos, com encontros de duas horas de duração, de maneira a problematizar a vivência prática, confrontando-a com os conhecimentos teóricos, totalizando 34h.
4. Caso de Papel: A dinâmica em sala de aula utilizará o caso de papel como disparador para a realização de buscas (instrumentação teórica) pelo discente sobre um tema proposto a ser discutido a partir da formulação conjunta de questões de aprendizagem. Os casos de papel serão desenvolvidos em três grupos, com dois encontros semanais de duas horas, um encontro para abertura e um para o encerramento do caso, totalizando 68h.
5. Portfólio: A construção do portfólio é uma das atividades previstas no campo prático como um balizador para a avaliação. Periodicamente (quinzenalmente) serão realizados feedbacks das atividades a fim de subsidiar a avaliação final. Cada aluno deverá realizar uma articulação de sua vivência com ou nos diferentes cenários (teóricos e práticos) apontando, potencialidades e fragilidades com o propósito de demonstrar as áreas de crescimento.
6. Simulação: As atividades desenvolvidas nos laboratórios serão sustentadas na relação entre o fazer, com a prática de habilidades e o pensamento reflexivo, buscando criar um cenário integrador para o cuidado de enfermagem. Serão realizadas estações de simulação a fim de subsidiar a avaliação final. O aluno deverá participar destas atividades desenvolvendo habilidades técnicas/cognitivas e não cognitivas, relacionando-as ao contexto teórico que as fundamentam, com o propósito de desenvolver capacidade de reflexão crítica e tomada de decisão. A Simulação da prática acontecerá em grupo de 6 a 8 alunos, com encontros semanais de 2h, totalizando 34h.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARROS, Sonia Maria Oliveira de. Enfermagem obstétrica e Ginecológica. 2. Ed. São Paulo, Roca Ltda. 2009. (4 exemplares)
- CAMPOS, G.W.S., et al. Tratado de Saúde Coletiva. Hucitec, São Paulo; Ed. Fiocruz, Rio de Janeiro, 2015. (3 exemplares)
- LOWDERMILK, D.L.; PERRY, S.E.; BOBAK, I.M. O cuidado em enfermagem materna. 5.ed. Porto Alegre: Artmed Edtora, 2002. (7 exemplares)
- HOCKENBERRY, M.J. Wong. Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 1142p. (3 exemplares)
Bibliografia Complementar:
- BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da mulher. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_pre_natal_puerperio_3ed.pdf
- ____. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do cólo do útero e da mama. (Série A. Normas e Manuais Técnicos. Caderno de Atenção Básica no 13). Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf
- ____. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. (Série A. Normas e Manuais Técnicos. Caderno de Atenção Básica no 23). Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf
- ¬¬____. Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue. Departamento de Vigilância Epidemiológica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_prevencao_controle_dengue.pdf
- ___. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Básica, n°32 / Ministério da saúde. Brasília: Ministério da saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf
- ___. Ministério da Saúde. Programa de Humanização no pré-natal e nascimento/Ministério da Saúde. Secretaria Executiva . Reimpressão. Brasília: Ministério da saúde, 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/parto.pdf
- ___. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização, Formação e Intervenção /Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização, Brasília. Ministério da Saúde, 2010. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_humanizaSUS.pdf
- ____. Ministério da Saúde. Manual de procedimentos para vacinação. Brasília, Ministério da Saúde. 2001. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/manu_proced_vac.pdf
- ____. AIDPI – Atenção Integrada ás Doenças prevalentes na infância/Curso de Capacitação/Módulos 2,3 e 6/ Ministério da Saúde organização Mundial de Saúde, Organização Pam Americana da saúde – 2 edição, Brasília: Ministério da saúde 2003. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/aidpi_mod3.pdf, http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/aidpi6_1.pdf e http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/aidpi2_1.pdf
- ____. Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil/ Ministério da Saúde, Secretaria da atenção à Saúde. Departamento de Ações programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde. 2005. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_compro_crianca.pdf
- ____. Política Nacional de atenção à saúde da mulher: plano de ação 2004 a 2007/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Brasília: Ministério da Saúde, 2004(a). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher2.pdf
- ____. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/dezembro/09/Microcefalia---Protocolo-de-vigil--ncia-e-resposta---vers--o-1----09dez2015-8h.pdf
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2024 / 2 | 6 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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SIDNEIA TESSMER CASARIN Professor responsável pela turma DEISI CARDOSO SOARES Professor Regente CELIA SCAPIN DUARTE Professor Regente ELAINE THUME Professor Regente MARINA SOARES MOTA Professor Regente JULIANE PORTELLA RIBEIRO Professor Regente VIVIANE MARTEN MILBRATH Professor Regente RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ Professor Regente MARCOS AURÉLIO MATOS LEMÕES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M2 | 2024 / 2 | 6 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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SIDNEIA TESSMER CASARIN Professor responsável pela turma CELIA SCAPIN DUARTE Professor Regente DEISI CARDOSO SOARES Professor Regente ELAINE THUME Professor Regente VIVIANE MARTEN MILBRATH Professor Regente JULIANE PORTELLA RIBEIRO Professor Regente MARINA SOARES MOTA Professor Regente RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ Professor Regente MARCOS AURÉLIO MATOS LEMÕES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M3 | 2024 / 2 | 6 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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SIDNEIA TESSMER CASARIN Professor responsável pela turma CELIA SCAPIN DUARTE Professor Regente DEISI CARDOSO SOARES Professor Regente ELAINE THUME Professor Regente MARINA SOARES MOTA Professor Regente VIVIANE MARTEN MILBRATH Professor Regente JULIANE PORTELLA RIBEIRO Professor Regente RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ Professor Regente MARCOS AURÉLIO MATOS LEMÕES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M4 | 2024 / 2 | 6 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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SIDNEIA TESSMER CASARIN Professor responsável pela turma CELIA SCAPIN DUARTE Professor Regente DEISI CARDOSO SOARES Professor Regente ELAINE THUME Professor Regente MARINA SOARES MOTA Professor Regente JULIANE PORTELLA RIBEIRO Professor Regente VIVIANE MARTEN MILBRATH Professor Regente RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ Professor Regente MARCOS AURÉLIO MATOS LEMÕES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M5 | 2024 / 2 | 6 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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SIDNEIA TESSMER CASARIN Professor responsável pela turma CELIA SCAPIN DUARTE Professor Regente DEISI CARDOSO SOARES Professor Regente ELAINE THUME Professor Regente MARINA SOARES MOTA Professor Regente VIVIANE MARTEN MILBRATH Professor Regente JULIANE PORTELLA RIBEIRO Professor Regente RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ Professor Regente MARCOS AURÉLIO MATOS LEMÕES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M6 | 2024 / 2 | 6 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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SIDNEIA TESSMER CASARIN Professor responsável pela turma CELIA SCAPIN DUARTE Professor Regente DEISI CARDOSO SOARES Professor Regente ELAINE THUME Professor Regente VIVIANE MARTEN MILBRATH Professor Regente MARINA SOARES MOTA Professor Regente JULIANE PORTELLA RIBEIRO Professor Regente RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ Professor Regente MARCOS AURÉLIO MATOS LEMÕES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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UNID CUIDADO ENF. VII - AT BÁS/MAT INFANTIL | Enfermagem (Bacharelado) |