Nome da Atividade
LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - FRANCÊS
CÓDIGO
20000024
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Desenvolvimento de estratégias de leitura em francês como língua estrangeira, com ênfase em elementos e recursos linguísticos intertextuais que contribuam para a compreensão de tipos diversos de textos como unidades de sentido.
Objetivos
Objetivo Geral:
Fazer uso de textos diversos referentes a áreas de interesse dos alunos, com vistas a desenvolver diferentes tipos de habilidades/estratégias e de micro-habilidades de leitura e favorecer a compreensão leitora em língua francesa.Conteúdo Programático
Conteúdo para a habilidade de recepção escrita/leitura:
1. Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler;
Diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: “skimming”, “scanning”,
leitura intensiva e leitura extensiva;
2. Micro-habilidades de leitura:
2.1. Reconhecimento de funções comunicativas de textos;
2.2. Reconhecimento de idéias principais de textos;
2.3. Identificação de detalhes específicos;
2.4. Distinção entre idéias principais e acessórias;
2.5.Reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico
e em relação ao leitor;
2.6. Inferência quanto a idéias e informações não explícitas;
2.7. Antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do
discurso;
2.8. Inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de
mundo;
2.9. Reconhecimento de vocabulário familiar;
2.10. Uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar;
2.11. Reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões
de ordem de palavras:
2.12. Reconhecimento de classes gramaticais de palavras (substantivos, verbos, etc.),
sistemas (tempos verbais, concordância, pluralização, etc.), padrões sintáticos e formas
elípticas;
2.13. Reconhecimento de elementos de coesão do discurso escrito e devidas funções
nas relações inter e intra-sentenciais;
3. Interpretações baseadas em conhecimento de mundo e em referências culturais
específicas.
1. Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler;
Diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: “skimming”, “scanning”,
leitura intensiva e leitura extensiva;
2. Micro-habilidades de leitura:
2.1. Reconhecimento de funções comunicativas de textos;
2.2. Reconhecimento de idéias principais de textos;
2.3. Identificação de detalhes específicos;
2.4. Distinção entre idéias principais e acessórias;
2.5.Reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico
e em relação ao leitor;
2.6. Inferência quanto a idéias e informações não explícitas;
2.7. Antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do
discurso;
2.8. Inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de
mundo;
2.9. Reconhecimento de vocabulário familiar;
2.10. Uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar;
2.11. Reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões
de ordem de palavras:
2.12. Reconhecimento de classes gramaticais de palavras (substantivos, verbos, etc.),
sistemas (tempos verbais, concordância, pluralização, etc.), padrões sintáticos e formas
elípticas;
2.13. Reconhecimento de elementos de coesão do discurso escrito e devidas funções
nas relações inter e intra-sentenciais;
3. Interpretações baseadas em conhecimento de mundo e em referências culturais
específicas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADAM, J.-M. Les textes: types et prototypes. Paris: Armand Colin, 2011.
- CORACINI, M.J.R.F. O jogo discursivo na aula de leitura língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995.
- GRÉGOIRE, M., THIEVENAZ, O. Grammaire Progressive du Français, 600 exercices. Paris: Clé International, 2003.
- JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
- KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Editora Pontes, 2ª edição, 1992.
- PIETRARÓIA, C. M. C. Percursos de leitura, São Paulo: Annablume, 1997.
- ______.Questões de leitura: aspectos práticos e teóricos da leitura em Francês Língua Estrangeira. São Paulo: Annablume, 2001.
- KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Editora Pontes, 2ª edição, 1992.
Bibliografia Complementar:
- KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Editora Pontes, 2ª edição, 1992.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 20 | 20 |
Todos Os Cursos Horários
|
DEIVIDI SILVA BLANK Professor responsável pela turma |