Nome da Atividade
ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. INGLESA
CÓDIGO
20000046
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Atividades de intervenção de língua inglesa na comunidade escolar, mediante projetos de extensão ou ensino, atendendo a demandas específicas de seus membros (alunos, pais de alunos, funcionários), ou, ainda, a demandas provocadas pelo interesse do Curso de Letras.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover atividades de intervenção na comunidade escolar, mediante projetos de extensão ou de ensino, atendendo a demandas específicas de seus membros (alunos, pais de alunos, funcionários), ou, ainda, a demanda específica do curso de Letras.Conteúdo Programático
Planejamento e execução das atividades de intervenção comunitária
Prática pedagógica supervisionada
Socialização da experiência docente
Reflexão sobre a prática
Prática pedagógica supervisionada
Socialização da experiência docente
Reflexão sobre a prática
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. São Paulo: Pontes, 1993. BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais, códigos e suas tecnologias. Língua estrangeira moderna.Brasília: MEC, 1999. BROWN, H.D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents, 1994. ELLIS, R. Instructed Second Language Acquisition. Blackwell, 2001. GIMENEZ, T. et al. (orgs).Perspectivas educacionais e o ensino de inglês na escola pública. Pelotas: Educat,2005.
Bibliografia Complementar:
- KUMARAVADIVELU,B. Toward a postmethod pedagogy. TESOL Quarterly, 25, n. 4, p. 537-60, 2001. KURTZ DOS SANTOS, S. C. A sala de aula de inglês como língua estrangeira: o ilimitável das limitações. In: W.J. Hammes e R. Vetromille-Castro. (org.) Transformando a sala de aula, transformando o mundo: ensino e pesquisa em língua estrangeira. Pelotas:EDUCAT, p. 35-66, 2001. LEFFA, V. J. (org.) O professor de línguas estrangeiras – construindo a profissão. Pelotas, Educat, 2006.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. INGLESA | Letras - Português e Inglês (Licenciatura) |