Nome da Atividade
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA
CÓDIGO
20000081
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Princípios de fonética e descrição fonológica da língua inglesa.
Objetivos
Objetivo Geral:
• Introduzir o inventário fonético da língua inglesa, os sons pertinentes à fala e os fenômenos sonoros da língua inglesa como forma de comunicação oral;• Desenvolver as habilidades de recepção e produção da linguagem oral, com ênfase nos aspectos fonológicos da língua inglesa;
• Capacitar o aluno a reconhecer as dificuldades fonético-fonológicas de um falante nativo do português durante o processo de aprendizagem do inglês como língua estrangeira.
Conteúdo Programático
1. Fonética e Fonologia
Som e fonema
O aparelho fonador
O segmento
A produção dos sons da língua inglesa
Pares mínimos
O Inventário Fonético do Inglês
2. As Consoantes
Ponto de articulação
Modo de articulação
Sonoridade
As sibilantes
3. As Vogais
Classificação das vogais do inglês
Vogais curtas e vogais longas
Ditongos
Tritongos
4. A Sílaba
Tonicidade
Entonação
Ritmo
Onsets simples e complexos e coda.
5. Aspectos Fonológicos
A assimilação de sonoridade como aspecto relevante na pronúncia dos verbos em inglês (passado simples e terceira pessoa do presente)
A epêntese vocálica em onsets simples e complexos e na coda
6. A Transcrição fonética
Som e fonema
O aparelho fonador
O segmento
A produção dos sons da língua inglesa
Pares mínimos
O Inventário Fonético do Inglês
2. As Consoantes
Ponto de articulação
Modo de articulação
Sonoridade
As sibilantes
3. As Vogais
Classificação das vogais do inglês
Vogais curtas e vogais longas
Ditongos
Tritongos
4. A Sílaba
Tonicidade
Entonação
Ritmo
Onsets simples e complexos e coda.
5. Aspectos Fonológicos
A assimilação de sonoridade como aspecto relevante na pronúncia dos verbos em inglês (passado simples e terceira pessoa do presente)
A epêntese vocálica em onsets simples e complexos e na coda
6. A Transcrição fonética
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GILBERT, Judy B. Clear Speech. Pronunciation and Listening Comprehension in North American English. Cambridge University Press, 1993. GRANT, Linda. Well Said. Advanced English Pronunciation. Heinle & Heinle Publishers, 1999. HYMAN, Larry M. Phonology Theory and Analysis. Holt, Rinehart and Winston, 1975. LADEFOGED, Peter. A Course in Phonetics. Hourcourt Brace Jovanovich, Inc., 1975. ROACH, Peter. English Phonetics and Phonology. Cambridge University Press, 2004.
Bibliografia Complementar:
- SCHANE, Sanford A. Generative Phonology. Prentice Hall Inc., 1973.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 20 | 14 |
Letras - Português e Inglês (Licenciatura) Horários
|
LETICIA STANDER FARIAS Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 20 | 19 |
Letras - Português e Inglês (Licenciatura) Horários
|
LETICIA STANDER FARIAS Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA | Letras - Português e Inglês (Licenciatura) |