Nome da Atividade
ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ INSTRUMENTAL
CÓDIGO
20000148
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Prática docente da leitura em língua alemã: aspectos teóricos e aplicados.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proceder a leituras selecionadas e reflexões críticas sobre o ensino de leitura para fins acadêmicos.Ministrar aulas de alemão instrumental para a leitura.
Conteúdo Programático
Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler;
Diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: leitura seletiva (selektives Lesen), leitura detalhada (detailliertes Lesen), leitura global (globales Lesen)
Micro-habilidades de leitura;
Reconhecimento de funções comunicativas de textos;
Reconhecimento de ideias principais de textos; identificação de detalhes específicos;
Distinção entre ideias principais e acessórias;
Reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico e ao leitor;
Inferência quanto a ideias e informações não explícitas;
Antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso;
Inferência em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso;
Inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de mundo;
Reconhecimento do vocabulário familiar;
Uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não familiar;
Reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras;
Diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: leitura seletiva (selektives Lesen), leitura detalhada (detailliertes Lesen), leitura global (globales Lesen)
Micro-habilidades de leitura;
Reconhecimento de funções comunicativas de textos;
Reconhecimento de ideias principais de textos; identificação de detalhes específicos;
Distinção entre ideias principais e acessórias;
Reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico e ao leitor;
Inferência quanto a ideias e informações não explícitas;
Antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso;
Inferência em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso;
Inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de mundo;
Reconhecimento do vocabulário familiar;
Uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não familiar;
Reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BIMMEL, P.; KAST, Bernd; NEUNER, G. Deutschunterricht planen. Kassel/München/Tübingen: Langescheidt, 2003
- STANKE, R. C. S. F. O ensino do alemão para o fim específico da leitura: conscientização, estratégias, compreensão. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.
- WESTHOFF, G. Fertigkeit lesen. Fernstudieneinheit 17. 7. ed. Langenscheidt/Goethe Institut. München, 2005.
Bibliografia Complementar:
- FARKAS, O. Lesen in der Fremdsprache: Ein Zusammenspiel unterschiedlicher Performanzfatoren. ZfAL, v. 39, S. 29-51, 2003.
- HAATAJA, Kim Von Zweiklang zu Einklang, Von Einlang zu “Synfusion“ Content and Language Integrated Learning (In German) CLIL(IG) – Integriertes Sprachen-und Fachlernen. Zeitschrift für Interkulturellen Fremdsprachenunterricht, Berlin, Jahr 18, Nr.2, 2013.
- LEFFA, V. J.. Aspectos da Leitura: Uma Perspectiva Psicolingüística. 1. ed. Porto Alegre: Sagra/Luzzatto, 1996. p. 9-24.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 20 | 7 |
Letras - Português e Alemão (Licenciatura) Horários
|
ANGELA INES KLEIN Professor responsável pela turma |