Nome da Atividade
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LÍNG. ALEMÃ
CÓDIGO
20000158
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Atividades colaborativas prioritariamente em ambientes escolares da rede dos ensinos fundamental e médio e/ou atividades de pesquisa aplicada ou de campo em contextos de ensino e aprendizagem de língua alemã.
Observação: Os estágios deverão ser realizados prioritariamente em instituições públicas de ensino com fins educativos ou instituições comunitárias e privadas da mesma natureza. Os grupos de alunos atendidos pelos estagiários do curso de Letras têm de ter, no mínimo, dez anos de idade, sendo, portanto, vedada a atuação nas séries de abrangência da educação infantil.
Observação: Os estágios deverão ser realizados prioritariamente em instituições públicas de ensino com fins educativos ou instituições comunitárias e privadas da mesma natureza. Os grupos de alunos atendidos pelos estagiários do curso de Letras têm de ter, no mínimo, dez anos de idade, sendo, portanto, vedada a atuação nas séries de abrangência da educação infantil.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover a inserção do professor de alemão e literatura em formação em contexto autêntico de ensino e aprendizagem.Desenvolver a capacidade de interação com o professor em serviço, bem como de observação de aulas e reflexão crítica acerca da prática docente.
Socializar a experiência da prática de observação.
Conteúdo Programático
Método da observação da prática docente.
O papel da escola do professor e do aluno.
Estratégias de ensino
Avaliação
Correção de erros
O papel da escola do professor e do aluno.
Estratégias de ensino
Avaliação
Correção de erros
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERHEIDEN, Elisabeth.Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache. Didaktik, Methodik. Band 2. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2009.
- RAMPILLON, Ute e BIMMEL, Peter. Lernerautonomie und Lernstrategie. Berlin: Langenscheidt; München: Goethe-Institut Inter Nationes, 2004. (Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache und Germanistik; 23).
- ZIEBELL, Barbara. Unterrichtsbeobachtung und Lehrerverhalten. Berlin: Langenscheidt; München : Goethe-Institut Inter Nationes, 2002 (Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache und Germanistik; 32)
Bibliografia Complementar:
- ESA, Mohamed. Musik im Deutschunterricht: Der gezielte Einsatz. http://www2.mcdaniel.edu/german/musikimdu.htm Acesso em 17 de setembro de 2010.
- SOMMET, Pierre (org.). Leitfaden für Sprachkursleiter. Kooperation der Volkschohschule am Niederrhein. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2011.
- WICKE, Rainer E. Aktiv und Kreativ Lernen. Projektarbeit im Unterricht. Deutsch als Fremdsprache. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2009